Cidades
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Maraú fez reuniões estratégicas sobre a pavimentação do trecho de Maraú na BR 030. O consórcio que vai realizar a obra começará a trabalhar em breve, tendo previsão de 60 dias para a montagem do canteiro de obras e outras providências, para em seguida realizar a pavimentação. A conclusão da primeira etapa está prevista para dezembro de 2025.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
Na primeira parte da reunião, estiveram presentes o prefeito de Maraú, Manassés Souza, além de vereadores e representantes do DNIT: Roberto Alcântara (superintendente Regional), Bruno Albérico (chefe da unidade local/Itabuna e fiscal da obra e contrato) e Edjunio Mori (técnico de suporte). A segunda reunião contou ainda com a participação de representantes do consórcio responsável pela obra.
"O momento agora é de instalação do canteiro de obras para pelo menos 200 funcionários, além da área administrativa, estudo topográfico, drenagem, pontes", explicou o engenheiro Bruno Albérico, que acompanha a manutenção desse trecho há 14 anos.
"A nossa previsão é terminar os 20 quilômetros que ligam a BA 001 à sede de Maraú até o final de 2025, mas esse prazo pode ser alterado por fatores que não dependem de nós, como intervenções elétricas com mudança de postes, que nesse caso depende da Coelba, e também o fator climático, já que aqui é uma região que chove muito", informou o superintendente Roberto Alcântara.
Concluída a primeira etapa, que é de 20 quilômetros, será iniciada a segunda etapa com os outros 39, que ligam a BA 001 à BR 101 (na altura de Aurelino Leal). A intenção do Governo Federal é asfaltar da sede de Maraú à Campinho, na ponta da Península, futuramente.
"É um sonho antigo de todos os moradores de Maraú. Desde a época de vereador que venho pedindo por isso. Recentemente fomos à Brasília, pedir ao Ministro Rui Costa por nossa estrada. Maraú vai alcançar um outro patamar de desenvolvimento econômico e turístico com essa pavimentação", declarou o prefeito Manassés.
O trabalho de pavimentação será realizado por um consórcio envolvendo as empresas Conserve, FP e Vanguarda. Pela Lei orçamentária de 2024, R$ 48 milhões já estão destinados à obra, que teve Ordem de Serviço assinada há duas semanas pelo presidente Lula, quando esteve em Feira de Santana.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Lançamento com desconto
Aparelho top
Super desconto
Fone com Alexa