Cidades

Secretário anuncia quando começam atendimentos no Hospital Ortopédico da Bahia

Dinaldo Silva / BNEWS
Gestão ficará por conta da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNEWS

Publicado em 04/03/2024, às 10h30 - Atualizado às 10h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O maior hospital da Bahia em Ortopedia e Traumatologia do Brasil foi inaugurado nesta segunda-feira (4), em Salvador. O Hospital Ortopédico do Estado, situado no bairro Cabula (Rua Silveira Martins), terá 212 leitos, sendo 30 de UTI. Segundo o secretário de Comunicação do Governo do Estado, André Curvello,  a unidade já estará em funcionamento a partir desta terça-feira (5).

BNEWS / Dinaldo Silva
 Dinaldo Silva / BNEWS

Com gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o hospital está equipado com modernas tecnologias para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. 

 Dinaldo Silva / BNEWS

“A Bahia está entregando o maior hospital ortopédico. Funciona aqui no Cabula, na antiga sede da Telebahia. São 212 leitos, 30 leitos de UTI, 20 leitos do tipo adulto e 10 pediátricos, 13 salas de cirurgias, centro de reabilitação e serviços de ambulatório. Enfim, é uma referência em atendimento de média e alta complexidade. A partir de amanhã, terça-feira, já vai ter gente aqui, já vai ter paciente aqui. Atendimento em traumatologia, em ortopedia, medicina esportiva. Enfim, é uma referência para o Brasil”, disse o secretário em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole.

Participaram da inauguração do evento o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades.

 Dinaldo Silva / BNEWS

Sobre o Hospital Ortopédico

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital Ortopédico do Estado contará com 212 leitos, dos quais: 144 em traumatologia e ortopedia, 30 de UTI (sendo 20 adultos e 10 pediátricos), 16 de clínica geral, 12 para hospital dia e 10 para pediatria cirúrgica. Esse será o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.

O anúncio de assinatura de contrato com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para gestão da unidade foi feito em dezembro pelo Governo do Estado.

Ainda de acordo com a pasta, a unidade ainda contará com um ambulatório direcionado à realização da primeira consulta aos pacientes de situações eletivas agendadas, serviço de apoio diagnóstico e de reabilitação, que abrigará, inclusive, uma piscina aquecida para as atividades com esses pacientes. Além de ficar responsável por transplantes de tecidos.

O local realizará atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos. A previsão é de que o hospital realize mais de 24 mil atendimentos por mês em áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp