Cidades

Secretário de Turismo de Maraú faz denúncia grave contra Neonergia Coelba: “Estamos indignados”

Reprodução/Instagram e Divulgação
De acordo com o secretário Leco Levita, Neonergia Coelba tem agido com descaso e desrespeito aos moradores de Maraú  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram e Divulgação
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 05/01/2024, às 17h57


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Turismo de Maraú, município localizado no Litoral Sul da Bahia, Leco Levita, utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira (4), para expor a sua indignação e revolta com a Neoenergia Coelba pelos serviços prestados na cidade. De acordo com titular da pasta, a companhia tem agido com “total descaso e desrespeito” na região.

Através de um vídeo publicado no perfil da Secretaria de Turismo de Maraú no Instagram, Levita afirmou que a Neoenergia Coelba tem prejudicado não apenas os moradores do município, mas também os turistas que visitam o destino, que é um dos mais procurados da região. "Estamos todos muito indignados com o péssimo serviço que a Coelba Neoenergia vem prestando ao povo e aos turistas da nossa cidade”, elencou.

Assista:




Em entrevista ao BNews, o secretário informou quais são os problemas identificados no serviço prestado pela Neoenergia Coelba ao município. “Frequente a falta de energia, quedas de fases, o número de funcionários da Neoenergia para o tamanho e importância do destino turístico para a Bahia e o Brasil”, citou.

“A queda de energia e fases é frequente e nos períodos de datas festivas e no verão se torna um terror para os comerciantes que tomam prejuízos de toda natureza. Desde cancelamento das reservas, a prejuízos em restaurantes, mercados, bares, peixarias… Fora os processos que muitas pousadas recebem em decorrência da falta de energia. Como aqui a água é de poço artesanal, você precisa de energia para bomba subir para o reservatório”, acrescentou Levita. “Imagina o turista sem conseguir tomar banho e dormir sem ar condicionado num calor insuportável do verão baiano?”, questionou.

Ainda segundo o titular da pasta, após a denúncia, a companhia chegou a entrar em contato com a secretaria, iniciativa que não considerou suficiente. “A direção da Neoenergia já entrou em contato e se mostrou disposta a colaborar. Mas não adianta vim aqui enxugar gelo e passar um pano. É necessário que a empresa venha com seus engenheiros e façam uma avaliação minuciosa de carga, levando em consideração o crescimento dos próximos 10 anos e reformem sua subestação dimensionada para esse volume que está chegando a olhos nus”, afirmou.

Procurada pela reportagem, a Neonergia Coelba não confirmou a veracidade das denúncias feitas pelo secretário, mas disse estar realizando um plano de manutenções e investimentos no município de Maraú.

Confira nota na íntegra:

“A Neoenergia Coelba está realizando um plano de manutenções e investimentos complementar ao já executado em Maraú nos últimos anos. De 2021 a 2023, a distribuidora de energia investiu mais de R$ 35 milhões em obras de novas ligações e melhorias na rede elétrica que atende a localidade, proporcionando maior robustez ao sistema elétrico. Também foram inspecionados mais de mil quilômetros de rede e realizadas mais de 8 mil podas. Em 2024, novas obras estruturantes estão previstas para aumentar, ainda mais, a confiabilidade do fornecimento de energia da região. Adicionalmente, a concessionária está intensificando as ações preventivas com profissionais em campo e monitorando do sistema de maneira integral para evitar novas ocorrências e, caso aconteçam, que sejam tratadas de imediato. A Neoenergia Coelba esclarece, ainda, que as características do local - região com diversos pontos localizados em Área de Preservação Ambiental, aumentam as necessidades legais para a execução de novos projetos, porém vem avançando junto aos órgãos para obter as licenças necessárias e dar seguimento às obras”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp