Cidades

Vereador é afastado por esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Itabuna

Divulgação/Câmara Municipal de Itabuna
A proposta do vereador era indicar servidores em troca de repasse de remunerações  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara Municipal de Itabuna

Publicado em 20/06/2023, às 08h56   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um vereador teve sua casa confiscada, nesta terça-feira (20), em função do cumprimento de um mandado de busca e apreensão. O indivíduo, que não teve a identidade divulgada, está no radar do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que realiza uma operação contra esquema criminoso de “rachadinha” na Câmara de Vereadores de Itabuna.

Com o comando do órgão estadual, a operação é realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 3ª Promotoria de Justiça local, com apoio das equipes do Gaeco Sul e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Chamada de “Partilha”', a operação executou um mandado de busca e apreensão no endereço residencial de um vereador. Acima de tudo, ele foi afastado das funções pela Justiça por um prazo inicial de 180 dias a pedido do MP. O mandado de busca e de afastamento foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Itabuna.

O vereador tinha o hábito de nomear servidores comissionados na Casa Legislativa Municipal e indicar servidores para ocupação de cargos temporários na Prefeitura de Itabuna, exigindo-lhes repasse de parte das remunerações recebidas. O caso acontecia desde janeiro de 2021. 

Devido ao fato, as investigações indicam para a prática do crime de concussão. Até o momento, a apuração do MP estadual levou em consideração que a prática delituosa era reiterada e com a participação de outros agentes

Como resultado, o vereador também está proibido de comparecer às instalações da Câmara e de manter contato com qualquer das testemunhas durante as investigações e trâmite da ação penal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp