Cidades

VÍDEO: Centro de Barreiras fica debaixo d'água após fortes chuvas

Reprodução/Redes Sociais
Chuvas ainda estão sendo esperadas para os próximos dias na região de Barreiras, oeste da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 26/01/2023, às 13h33 - Atualizado às 18h59   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Parte da via marginal da Avenida Antônio Carlos no centro de Barreiras, região oeste da Bahia, ficou debaixo d'água, nesta quinta-feira (26), após as fortes chuvas que vem caíndo no município nos últimos dias e causando diversos transtornos junto à população.

Imagens as quais o BNews teve acesso mostram um homem filmando a localidade, a partir de um posto de gasolina, mostrando ruas alagadas e até mesmo um carro de grande porte que não consegue sair do lugar diante do intenso volume das águas. No entanto, uma passageira do veículo sai no meio da enchente mesmo com a situação. A avenida fica às margens da BR-242, uma das principais rodovias da região oeste do estado.

Procurada, a Prefeitura de Barreiras informou, através de sua assessoria de comunicação, que devido a localização da cidade, ladeada pelas serras do Mimo e da Bandeira, faz com que no período da chuva haja sempre uma forte incidência de águas pluviais se precipitando em direção ao Rio Grande, que cruza o Centro da cidade.

Para minimizar os danos, a atual gestão vem ampliando a pavimentação asfáltica que já alcança quase que 100% do seu perímetro urbano. Neste sentido, os investimentos em micro e macrodrenagem tem recebido atenção da administração municipal desde 2017.

"A situação apresentada no vídeo refere-se as imediações da Av. Antônio Carlos Magalhães, no Centro da cidade, que recebe toda vazão de água dos bairros Jardim Ouro Branco e Sandra Regina, assim como, da Serra do Mimo. Tamanho volume de água em situações de fortes chuvas, como tem ocorrido desde o último final de semana chegando a 75 milímetros, e na manhã desta quinta-feira com a precipitação de 48 milímetros, acabam ficando retidos pela elevação da BR 242, que cruza o centro da Cidade, e em cujo local o sistema de drenagem não tem a vazão necessária para conduzir tamanho volume de água", explicou a Prefeitura.

Apesar disso, desde 2020, a administração municipal vem buscando autorização do DNIT, para fazer uma intervenção na rodovia e ampliar o sistema de passagem de água. Contido, até agora, a autorização não foi concedida.

De acordo com o instituto Climatempo, pelo menos até o próximo domingo (29), as chuvas ainda devem continuar em Barreiras, ainda que com menor intensidade. Nos próximos três dias, a partir desta-feira (27), o acumulado de chuvas esperado é de 37 mm. Já as temperaturas variam entre 20ºC (mínima) e 30ºC (máxima).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp