Cidades

VÍDEO: Cidade do Sul da Bahia tem trecho inundado por fortes chuvas

Reprodução/Vídeo
Após o alagamento desta sexta-feira (18), a cidade de Itabuna pode receber novos casos nos próximos dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 18/11/2022, às 09h54 - Atualizado às 09h55   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Itabuna, no Sul da Bahia, está sendo alvo de chuvas intensas na região. Por essa razão, a Defesa Civil da cidade retomou o alerta à população e cogita a existência de novos alagamentos nos próximos dias. O nível da água no Rio Cachoeira, inclusive, foi monitorado nesta quinta-feira (17), pelo coordenador do órgão, Kaique Brito, que compareceu à Ponta de Itamaracá. 

Com atuação na região, já que corta o local, o Rio Salgado exibiu um aumento no volume de água. Por outro lado, ainda conforme a Defesa Civil, o nível está inferior ao que gerou a enchente registrada em dezembro do ano passado. Na altura da Barragem do Rio Colônia - responsável pelo abastecimento de água no município - a condição é analisada como normalizada. 

Por essas condições, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na última quarta-feira (16), um alerta amarelo de chuvas intensas para os próximos dias em algumas cidades baianas. No caso das famílias ribeirinhas e das que residem próximo aos canais de macrodrenagem e encostas, a Defesa Civil de Itabuna sugeriu atenção especial. Pelo menos 59 ligações de alagamentos e transbordamentos de canais foram registrados, bem como quedas de árvores e muros, ainda conforme a superintendência.

A ação de enfrentamento envolve também um grupo de 20 equipes com 160 agentes para trabalhar em vários pontos da cidade. O município, inclusive, publicou que montou um Plano de Contingência para acolher as famílias vítimas das chuvas e as que precisam de algum auxílio de programa social. 

Nesse caso, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (73) 98117-4490, em casos de situação de emergência. No ano passado, aproximadamente 130 municípios baianos foram afetados pelas fortes chuvas. Por consequência, mais de 600 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas, além de 24 pessoas mortas devido a consequências das enchentes.

Alerta em outubro

Em função de alagamentos pela cidade de Itabuna, a região esteve dentro do “Alerta Laranja”, emitido pela Diretoria da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop), para as chuvas. Na ocasião, o volume chegou a 20 milímetros de chuvas entre o período de 23 a 24 de outubro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp