Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: quentinhas emergenciais

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 26/07/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

A estratégia

Muito contrariado e engolindo um sapo imenso, Bruno Reis (DEM), vice-prefeito de Salvador, será o candidato ao Senado na chapa de Zé Ronaldo (DEM). A ojeriza se explica: odeia viajar e agora contratou uma equipe para aplaudi-lo em regiões onde é desconhecido.

Quentinhas emergenciais

Uma empresa tem deitado e rolado em contratos para fornecimento de refeição aos presos no estado da Bahia. A hegemonia tem despertado olhares curiosos e já tem gente seguindo os passos da prestadora de serviços. É de se lembrar ao MP-BA que o prazo dos contratos emergenciais já está encerrado há alguns anos e o governo vem pagando indenização durante esse tempo. Volta e meia, ouve-se presos reclamando da baixa qualidade da comida. Nem Santa Clara salva... O governador já está devidamente informado. Com a palavra, 'Nestorzinho'.

Cavalo de troia

O prefeito de Mucugê, Manoel Luz, foi agraciado com um cavalo de troia. Alugou um imóvel para ficar a serviço da Secretaria de Saúde, mas o local era utilizado pela secretária da pasta como morada e lá ainda funcionava uma gráfica, ou seja, fim comercial. A casa caiu, quase que literalmente, depois que o marido da titular da Saúde foi preso com drogas e a integrante do alto escalão pediu demissão. Já tem gente querendo ir na Justiça para que o prefeito devolva ao erário o dinheiro gasto com o aluguel do local.

Nariz torcido

Na Bahia, deputados do PP, agora Progressistas, torceram o nariz com a resolução da legenda que cortou recursos do Fundo Eleitoral para deputados federais que não seguiram a orientação em votação no Congresso Nacional. Exemplo, Roberto Britto e Ronaldo Carletto votaram contra o impeachment de Dilma, enquanto a bancada havia pedido voto favorável. Cacá Leão e Mário Negromonte Júnior se abstiveram e vão ter o corte na mesma proporção dos que descumpriram integralmente. A queixa é de que houve injustiça no critério que tira 15% dos R$ 2 milhões a que cada um terá direito para campanha.

Geografia

Zé do Sertão, como alguns têm chamado Zé Ronaldo, precisa se inteirar mais da capital do estado. Em discurso feito no encontro de lideranças do Subúrbio de Salvador, o pré-candidato chamou Periperi de Paripe. E, para completar, disse que o Subúrbio é um bairro. Mas a explicação foi dada pelo próprio ainda no mesmo discurso, quando afirmou que só foi três vezes ao local. Sola no sapato, Zé!

Papagaio de pirata

No mesmo encontro, um episódio roubou os holofotes do pré-candidato. João Roma, que disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados, chegou literalmente nos braços do povo e ficou mais parecendo um papagaio de pirata. Vide a foto acima.

SOS Justiça Eleitoral I

Por falar em eleição, tem pré-candidato a deputado estadual que não está muito preocupado com a legislação eleitoral. Em um evento do prefeito ACM Neto na San Martin, onde foi inaugurado um posto de saúde, teve vereador-candidato subindo no palco, prática vedada desde o último dia 15. Cuidado, edil! O TRE-BA está de olho. Esta coluna idem!

SOS Justiça Eleitoral II

Oficialmente, a campanha eleitoral ainda não começou, mas vários postulantes e cabos eleitorais estão costurando acordos obscuros para ganhar terreno na disputa por votos mais adiante. Destaque para as arrumações que acontecem atrás das cortinas em igrejas evangélicas. Jogo de influência, que mistura fé, ignorância e compra de votos como resultado final. Quem entra na jogada será lembrado nas "orações", mas especialmente nas urnas. Do Alphaville ao Subúrbio Ferroviário, está todo mundo ávido por uma oferta extra no altar. Atenção TRE-BA e Ministério Público Eleitoral!

Olho no poder

Luiza Maia (PT) está firme na sua vontade de ser prefeita de Camacari em 2020. Em campanha constante, detona a administração de Elinaldo (DEM) e não tem papas na língua quando o assunto é a gestão da cidade. Sobra até para Ademar Delgado, excomungado do grupo de Luiz Caetano. Se Maia vai ser candidata, realmente é cedo para saber, mas que está se articulando para isso, está na cara.

Peace and love

Soou com estranheza a declaração do ex-prefeito João Henrique Barradas Carneiro em não querer estender conversa sobre sua relação com ACM Neto. Indagado se o prefeito foi um dos que o apunhalou, evocou a história da família para responder, mas até a estátua de Thomé de Souza na Praça Municipal sabe que o democrata foi muito beneficiado não só com o voto de João Henrique, mas com a estrutura da prefeitura em seu favor no fim da gestão de JH. Hoje, sobrou ao pré-candidato ao governo o desprezo do chefe do Executivo soteropolitano.

Pero no mucho

Em entrevista ao Se Liga Bocão, na Itapoan FM, JH não perdeu oportunidade de atacar Imbassahy ao colocar em xeque as pesquisas que elegeram o tucano como melhor prefeito das capitais. O tucano, porém, indagado sobre esse posição, retrucou, falou que não iria se aprofundar no caso, mas que era declaração de um prefeito que terminou um mandato amargando altos índices de impopularidade.

PSB bateu-levou

A afronta do PSB é tamanha pela escanteada dada em Lidice da Mata que marcaram convenção do partido no mesmo dia da de Rui Costa. A raivinha não passou. Será que tudo isso é para não topar com Coronel no palanque?

Olho no relógio

O relógio corre e a eleição para governo da Bahia se aproxima. Enquanto isso, a chapa da oposição segue indefinida na Bahia. Caciques do DEM por aqui dizem que integrantes do chamado Centrão também andam roendo as unhas pelas bandas de Brasília. Indefinição também por lá, já que a escolha do vice de Alckmin poderá ter que esperar um pouco mais, caso Josué Alencar recuse o convite para representar o PR na chapa presidencial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp