Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o vereador Don Juan e sua cantora axezeira

Arquivo/BNews
Confira os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 02/08/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Vereador Don Juan e sua cantora

Um vereador com pinta de Don Juan tem circulado em alguns restaurantes da cidade ao lado de uma bela cantora da nossa Axé Music. O casal já foi visto em algumas baladas soteropolitanas, mas para a turma da fofoca, eles negam o affair. A Sombra do Poder confirmou o romance dos dois pombinhos. Há quem diga que a moça é rápida e ágil no quesito “rotatividade”. Vá devagar, Don Juan! Cuidado para não bater a cabeça...

Barral sob pressão

A bolsa de aposta na queda do secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, cresceu nos últimos dias. A greve dos professores do município entra no 22º segundo dia e o gestor anda desesperado. Pelo visto, os planos de fazer a secretaria como trampolim para disputar a prefeitura de Lauro de Freitas vão naufragar.

João x Bruno

Não chamem para a mesma mesa o deputado federal João "Carisma" Gualberto (PSDB) e o vice-prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM). O clima entre os dois não anda bem com essa tensão pré-eleitoral. Há quem diga à essa coluna que o prefeito já deu um puxão de orelha nos dois rapazes. O motivo seria a indicação do irmão do vice prefeito à suplência do Senado. Nesse angu tem caroço.

Alô, alô, TRE

Um jovem candidato à Assembleia Legislativa da Bahia tem sido visto em uma verdadeira operação de guerra na sua pré-campanha eleitoral. O rapaz está munido de carros blindados, avião particular, séquito de assessores e uma estrutura de marketing de dar inveja a qualquer figurão baiano com estrada na política. Resta saber de onde vem tanto recurso. Em tempos de doações escassas, é bom o moço ter mesmo como explicar essas contas... O TRE baiano está de olho.

Jantar indigesto

O mico da semana vai para a turma do cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Na última segunda-feira (30), esteve na Bahia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, que foi convidado para um jantar com autoridades no restaurante Amado. O cardápio se tornou indigesto quando o cerimonial percebeu que convidou para a mesma mesa os adversários políticos Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM). A comida não desceu pra ninguém.

Ironia do destino

“Quero ver se Zé Ronaldo vai deixar Jutahy decidir a chapa”. O brado era de Irmão Lázaro brigando por uma vaga na chapa do DEM para disputar o Senado. Ironicamente, foi Jutahy quem convocou coletiva para anunciar a adesão do PSC à chapa com Irmão Lázaro na corrida para senador foi o próprio tucano.

Chapa alegria, alegria

Falando em coletiva de Jutahy, o que chamou a atenção no evento foi a cara de animação da turma. Lá estavam o pré-candidato ao governo Zé Ronaldo, ACM Neto... mas a empolgação passou longe.

Esperança 

Aliás, a chapa do DEM é um retrato de como a briga é grande até mesmo pelos espaços insignificantes. Um exemplo é o PRB, que é presidido na Bahia pela deputada federal Tia Eron e não esconde a expectativa de emplacar a vereadora Ireuda Silva como vice de Zé Ronaldo. A convenção dos republicanos foi marcada para sexta (3) às 14h como estratégia ou otimismo de anunciar a confirmação do nome da vereadora, levando em conta que a convenção dos democratas está marcada para o mesmo dia, só que às 9h. 

Bolsominion? Eu?

O pré-candidato Zé Ronaldo (DEM) tergiversa sempre que é questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de dar palanque para Bolsonaro na Bahia. Quer deixar o caminho livre, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.

Visita ilustre

Ainda sobre Jutahy Júnior, sua coletiva para anunciar Irmão Lázaro pré-candidato ao Senado foi transmitida ao vivo nas redes sociais e teve um telespectador ilustre. Vide imagem acima.

Ilustre apoio

Inclusive, Gustavo Ferraz, preso no ano passado pela Polícia Federal depois que teve digital encontrada no bunker de R$ 51 milhões de Geddel Vieira Lima, está retomando suas articulações políticas. O homem que sonha ser prefeito de Lauro de Freitas declarou apoio à pré-candidatura de Leo Prates (DEM) para deputado estadual.

Estranho no ninho

Em Lauro de Freitas, um outro apoio despertou olhares curiosos. Moema Gramacho, petista ferrenha, declarou seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual pelo PHS, Júnior Muniz. O jovem é braço direito de ACM Neto (DEM) e Bruno Reis (DEM).

Tiro indireto

Durante a convenção do MDB, o deputado Lúcio Vieira Lima deu algumas indiretas mais que diretas. Em seu discurso, falou sobre um canto da sereia que já fez companheiros se afogarem. Foi mais além, falou também que quem antes virou as costas, agora liga pedindo apoio.

Bola fora

O evento dos emedebistas foi marcado pela acidez, rispidez para alguns, com que os caciques tratam alguns interlocutores. João Santana, candidato ao governo, disse que sua candidata a vice, Jeane Cruz, não foi escolhida meramente por ser mulher. “É claro que quem tem bom gosto gosta de estar ao lado das mulheres”, emendou com o que esperava ser uma piada.

Anais da história

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em chamas no último sábado (28) se tornou paisagem para selfies e transmissões em tempo real nas redes sociais. O deputado Manassés (PSD) decidiu fazer um ensaio, mas o fato importante, claro, ficou em segundo plano nas fotos. 

A volta...

E os deputados estaduais voltaram aos trabalhos. O fim de semana que antecedeu o retorno das atividades foi marcado pelo incêndio no prédio mais antigo do Parlamento e que abriga o plenário principal. Com o local interditado, teve deputado murmurando pelos cantos quando adentrou ao auditório em que as sessões acontecerão temporariamente. “Como é que vai fazer sessão aqui nesse lugar? Pelo amor de Deus”, desabafou um legislador a um interlocutor.

...com olhar para a saída

A sessão foi marcada por um discurso meio enviesado do deputado Zé Neto (PT). Pré-candidato a deputado federal, o petista se dirigiu a Angelo Coronel (PSD), presidente da AL-BA e pré-candidato a senador, e disse: “Estamos vivendo aqui nosso último semestre nessa Casa”. Coronel brincou e disse que o colega fez um discurso nostálgico. Vitoriosos, ou não, fato é que disputando o pleito para cargos diferentes do que estão, ambos não retornarão em 2019 com mandato ao Parlamento estadual.

Na bronca

Por falar em Assembleia Legislativa, aposentados da Casa estão na bronca com o Bradesco, banco que gerencia a folha de pagamento por lá com um convênio firmado em 2012 por meros R$ 7,3 milhões. Eles reclamam que a Superintendência da Previdência libera os valores, mas o banco, por algum problema interno, não disponibiliza o salário na data prevista. Tem muita gente dando viagem de balde achando que os proventos estão na conta e voltam revoltados para casa com o que encontra.

Não surpreendeu

A decisão da vereadora Ana Rita Tavares (PMB) de sair da base de ACM Neto (DEM) e se abrigar no grupo de Rui Costa (PT) vinha sendo ensaiada há meses. A edil reclamava nos bastidores que nem sequer tinha ajuda para comprar ração para os inúmeros cães e gatos que são deixados diariamente na porta do seu gabinete. Outro sinal foi voto da vereadora contra projeto do Executivo. O voo direto para o ninho petista foi tratado como traição nas bandas do Palácio Thomé de Souza.

Sob as bênçãos de Bonitão

O pré-candidato Niltinho (Progressistas), ao que parece, vai investir pesado na campanha para a Assembleia Legislativa. Durante a plenária de Rui Costa em Salvador, o aspirante a legislador levou um grupo municiado de faixas que traziam foto do padrinho político João Leão com a hashtag "#Bonitão", bordão do vice-governador. Quem menos anda, voa.

Pepinos I

Chapa majoritária fechada não é sinônimo de sono tranquilo. O governador Rui Costa tem assistido a uma rebelião em sua base aliada. PT e PSD não se entendem quando o assunto é coligação proporcional para deputado estadual. PSD quer chapão, já o PT pulou fora do barco. Comenta-se que essa é uma verdadeira briga de gigantes, afinal envolve êxito ou derrota nas eleições.

Pepinos II

O receio do PT é que o PSD de Otto Alencar saia mais fortalecido do que já está e construa um bancada maior do que a dos petistas. Nas entrelinhas, está a amostra gratuita do que virá em 2020, quando o PSD deverá estar ainda mais forte e poderá ditar ditar as regras do jogo.

Equilíbrio das cores

Rui deixou claro, durante a composição da sua chapa majoritária, que buscou um equilíbrio entre azuis e vermelhos dentro do seu grupo ao justificar algumas escolhas. No entanto, um registro feito pelo BNews pode dizer muito mais do que se imagina. O petista carrega consigo uma fita do Senhor do Bonfim na cor azul. Seria o vermelho um cidadão de coração azul?

Ponte áerea SSA x BSB

Olhares mais atentos têm apontado o crescimento da força de ACM Neto no cenário nacional. Presdente do DEM, o gestor soteropolitano se tornou um dos principais articuladores do apoio do Centrão ao pré-candidato tucano Geraldo Alckmin na corrida pelo Palácio do Planalto. Como o ex-governador de São Paulo passa a ter chance na disputa, muita gente já aposta que, com o tucano presidente, Neto terá lugar de protagonista no Planalto. Há quem diga até que o democrata pode nem terminar o mandato em Salvador e voar para Brasília. 

De passagem

A passagem da caravana do governador Rui Costa por Santo Antônio de Jesus caiu nas graças dos adversários. Vídeos como o abaixo mostrado circulam nas redes sociais na região do Recôncavo sob a legenda de que o petista anda com popularidade baixa na área. Na cidade, o pré-candidato buscava ouvir a população para construir o seu Programa de Governo Participativo (PGP) para a eventual gestão 2019/2022. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp