Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Os caciques de Praia do Forte

Katie Maehler/Apib
Bnews - Divulgação Katie Maehler/Apib

Publicado em 16/09/2021, às 05h58   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Os caciques de Praia do Forte
Já não é de hoje que caciques do poder municipal e estadual se concentram naquele pedacinho de terra no balneário de Praia do Forte para discutir os rumos do poder. Neste final de semana, a coluna flagrou alguns deles em seus rega-bofes privados, falando asneiras aos quatro cantos, banhados com muita verdinha e muito vinho português. No final de tudo quem paga a conta é o povo. Secretários de estado e município fazem parte da tribo. 

A agonia de Elmar

Após tomar o comando estadual do PSL, com seu fantástico fundo partidário, Elmar estava a caminho de se tornar o dono da Bahia e definitivamente ia se ver livre do chicote de ACM Neto. Mas pelo andar da carruagem não vai rolar mais o voo solo, já que PSL-DEM estão em tratativas finais para fusão e criação de um megapartido, que, aqui na Bahia, vai ficar sob a batuta de ACM Neto. Pelo jeito, Elmar vai continuar no seu périplo. 

Fora do ninho

Um antigo marqueteiro da direita baiana pode estar dando adeus ao núcleo demista, em particular da tribo do ex-prefeito ACM Neto. Tudo porque o rapaz vem arrastando muito as asas para o ministro da Cidadania João Roma.  Fontes ligadas à turma do DEM já afirmam que o casamento que dura anos entre Neto e o publicitário são favas contadas. O amor acabou. 

Assédio no Detran
Um determinado coordenador do Detran-BA tem provocado a ira de servidores com brincadeiras de cunho sexual de muito mau gosto. Os servidores, que pedem anonimato à coluna, não sabem mais o que fazer e têm medo de possíveis represálias caso vaze o nome de quem denunciar. Esse coordenador até algema já levou e algemou um colaborador. E pode? Mais claro do que água limpa que nos deparamos com um caso de assédio sexual. Ahhh uma nova operação do Detran…

O destino de Zé Ronaldo
Crescem nos bastidores os rumores de que o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, deverá deixar o DEM com vistas na eleição de 2022. Resta saber qual destino ele tomará. A mudança seria para facilitar a composição na chapa de ACM Neto (DEM). 

O recado de Leão

O vice-governador João Leão (PP) foi bem claro nesta semana ao ser questionado pelo BNews sobre o projeto do PP em 2022. "Eu vou ser governador da Bahia, meu filho", cravou. Entendedores entenderam o recado.

O recado de Cacá
O filho de Leão, Cacá, também deu seu recado sobre o eventual apoio do PP para a chapa de Jaques Wagner ao Governo do Estado. "O céu é que a gente consiga manter a aliança unida do jeito que está. É PP, PSD PT, com todos respeitando os seus tamanhos e os seus espaços. Eu acho que isso não é impossível. Eu acho que dialogando, conversando e construindo, tem espaço pra isso", disse. "A candidatura de Wagner pertence ao PT. Ela pode se tornar a candidatura do grupo. Mas isso pode ser em outro momento. No momento a gente está ainda em fase de diálogo, em fase de discussão", completou.

Recepção interna
Internamente pepistas avaliaram que Leão esticou a corda com o discurso de ser governador a todo custo. A eles interessa que Leão esteja como chefe do Executivo durante a eleição, quando finalmente terá poder de fogo na caneta para ajudar de fato seus liderados. O que passa disso é delírio, diz um interlocutor progressista.

Infernal


João Leão até brincou que “seria o céu” formar uma dobradinha com Otto Alencar em 2022, mas quem conhece os bastidores dessa relação diz que o clima entre eles não é nada celestial. 

Bye bye AL-BA
A familiares e alguns amigos mais próximos o deputado estadual Alex Lima (PSB) já confirma que não vai disputar as eleições de 2022. Tudo indica que ele irá se dedicar a negócios pessoais e tocar sua vida no meio privado.

Causou estranheza
O esvaziamento na sessão que decidiria pela suspensão do deputado Capitão Alden (PSL) causou estranheza na Assembleia Legislativa. O painel que contabilizou 50 votos a 2 na aprovação de Nelson Pelegrino ao TCM, foi o mesmo que instantes depois não registrava os 21 necessários para seguir as atividades. E um detalhe chamou a atenção: quem tomou a palavra e fez essa observação à Mesa Diretora foi o deputado Samuel Jr, conservador e bolsonarista como Alden – embora tenha cargos e espaços na gestão Rui Costa.

Aniversário
O deputado Robinho mostrou que está entusiasmado com a ideia de ser oposição ao governador Rui Costa. Desde que anunciou rompimento com o governo, ele calibrou o arsenal e lembrou até do “aniversário” de 1 ano do caso dos respiradores.

Contraste 

Quem circula pelas ruas de Salvador e principalmente nas comunidades mais populares passou a notar pontos de lixo amontoado como esse ao longo do dia nos últimos meses. A imagem contrasta com a cidade maravilhosa pintada pela prefeitura. 

Valentia

O recuo de Bolsonaro com relação aos ataques ao Supremo extrapolou das discussões políticas para piadas e memes nas redes sociais. Quem entrou na onda foi a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que publicou uma adaptação bem nordestina para mostrar o tamanho da valentia do inquilino do Alvorada.

Digitais do ex
A marcha ré bolsonarista ficou ainda mais risível depois que o ex-presidente Michel Temer assumiu a paternidade da fatídica carta que apresentou ao mundo uma versão domada do Jair Paz e Amor. As digitais do emedebista nos rumos políticos do Planalto causaram decepção e profundo constrangimento aos defensores mais ferrenhos do presidente. Alguns deles reagiram com um sonoro “Game Over”.

Superman

Em outra ponta, o deputado Abílio Santana (PL) sacou uma ilustração cinematográfica em que comparam Bolsonaro ao Superman, prevendo que ele tem ainda super poderes para reverter o jogo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp