Conjuntura Atual

Conjuntura Atual: o fator Lula, a Bahia e ACM Neto prensado para 2022

Divulgação
Análise e bastidores da política  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/03/2021, às 21h34   Luiz Fernando Lima*


FacebookTwitterWhatsApp

Fator Lula
O envio dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça do Distrito Federal vai ressoar na política nacional e, portanto, na baiana por um longo período. Os petistas e aliados daqui comemoram. Os adversários aguardam passivos os próximos passos. Se elegível, o petista tem potencial para ser um apoiador preponderante no pleito de 2022 por aqui.

Mãos na cabeça
O mais impactado com a provável candidatura de Lula à presidente, sem dúvidas, será o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que trabalha para disputar a eleição estadual de 2022. O presidente nacional do Democratas sabe que, derrotar o grupo político que está no poder na Bahia desde 2006, é tarefa das mais difíceis e, com Lula na cabeça da chapa presidencial, é muito mais.

Legislativo lá e aqui
Ainda sobre ACM Neto, quando não descartou apoiar o presidente Jair Bolsonaro na campanha para a reeleição, o ex-prefeito causou alvoroço na sua base. Os deputados federais do DEM gostaram em grande parte. Eles olham para as emendas e realizações do Executivo claudicante. Já os deputados estaduais da Bahia ficam "a ver navios".

Prensado
Prensado entre Lula e Bolsonaro, Neto tem em Ciro Gomes ou um outsider popular, leia-se Luciano Huck, a chance de apoiar um candidato mais denso. Fora disso, como diz um observador da política baiana, é melhor nem sair de casa.

Lamento
Estamos falando de política eleitoral, mas, em nenhum momento, podemos deixar de registrar o absurdo que está acontecendo no Brasil. As mortes de milhares de cidadãos a cada dia merecem uma reação mais enérgica de quem nos governa. É bom o presidente parar de mimimi e fazer o que deve ser feito para conter a pandemia.

Selic no dos outros
A taxa Selic no Brasil realmente desceu a padrões internacionais, está em 2% ao ano. O problema agora é controlar a inflação do dia a dia. Gasolina passou dos R$ 5, gás de cozinha sobe, feijão sobe, arroz, pão, leite.

Mulheres sempre
A última segunda-feira, dia 8, foi o Dia Internacional da Mulher. É preciso apoiar as mulheres que estão na luta por condições melhores de emprego, renda, saúde e moradia. Na política, a representatividade feminina ainda está muito aquém do que deveria. Para além, existe na pequena representação as mulheres que se colocam dentro da agenda machista. Embora não caiba ao homem apontar isso, é sempre bom observar para onde se caminha.

Choro do Carluxo

O filho do presidente Jair Bolsonaro, mais ativo nas redes sociais e que já foi repreendido por muitos que sabem o impacto negativo do uso indevido das redes, Carlos Bolsonaro, parece estar em crise com a própria militância. Na madrugada de segunda para terça printou o perfil "Dilma Bolada" para cobrar a ocupação do espaço. Um deputado petista observou o ato e saiu com essa "é, ao que parece, aí reside o famoso mimimi".

UFBA de fora
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) não teve nenhum professor "obrigado" a assinar o termo de ajustamento de conduta por criticar o presidente Jair Bolsonaro. Por enquanto, a medida foi adotada no caso de dois professores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A sanha autoritária ainda não pintou por aqui. Ainda bem!

*Luiz Fernando Lima é jornalista, especialista em cobertura política. Foi editor do BNews, colunista do jornal A Tarde, além de trabalhar em assessorias de comunicação no setores público e privado. Escreve a coluna Conjuntura Atual toda terça-feira no BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp