Conjuntura Atual

Conjuntura Atual: Vacinação e a retomada da educação

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/04/2021, às 20h43   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Direção

A Bahia continua caminhando em um ritmo bom na vacinação. Por enquanto, o estado se destaca nesta ação tão importante no combate à pandemia. Por outro lado, até a base de sustentação do governador Rui Costa demonstra preocupação com o planejamento para a retomada plena da Educação. No ano do centenário do educador Paulo Freire apontar para direção de uma educação desenvolvimentista e humana é fundamental.

Pulo do gato

A CPI da pandemia que será instalada no Senado na próxima semana tem um pulo do gato. A sessão “inaugural” será presidida pelo baiano Otto Alencar (PSD), contudo, ela será semipresencial. Alguns congressistas podem optar por participar de seus domicílios, até ai tudo bem. O problema é que a eleição para presidente e vice, que acontece na mesma data, só pode ser presencial. Ou seja, se algum deputado oposicionista ficar de home office, o planalto pode conquistar um estratégico posto. 

Digo isso

O fato é que com 11 membros titulares, o que sabe é que seis são opositores, quatro governistas e um se diz independente, mas tende a ficar do lado de Bolsonaro. Ai é que mora o perigo!

A primeira

O Congresso Nacional vai manter o presidente Bolsonaro nas cordas até o final de mandato. O que se sabe é que as possibilidades de novas cpis estão na mesa e podem acontecer. Este ambiente belicoso favorece os parlamentares nas negociações com o Executivo, no entanto, a hemorragia se não matar (politicamente é lógico) pode servir com propulsora de um discurso de vitimização. O mimimi então servirá ao propósito de quem sempre o criticou. 

Ainda lá:

O Brasil é um país que terá dificuldades para encontrar um rumo. Falaram tanto em teto de gastos, cansaram de alardear que se não fosse cumprido, a nação sucumbiria no cenário internacional. Agora, construíram um segundo andar sobre o teto. O argumento só vale enquanto serve a um propósito. 

Por aqui

O jogo eleitoral na Bahia está embolado. A pandemia colocou todas, ou quase todas, as articulações de molho. Soma-se a isso o fator Lula, Bolsonaro e presidenciáveis. É prematura cravar acordos estranhos aos atuais, mas tem muito desenho sendo arquitetado. A conferir!

PDT

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, diz que as chances de caminhar com ACM Neto (DEM) na disputa pela Palácio de Ondina são grandes, contudo, os brizolistas mantêm um pé na gestão de Rui Costa e por aqui na Bahia os dirigentes avisam à Executiva nacional: devagar com o andor!

Stella Maris

Tem uma turma sem limites nas praias de Salvador. As barracas que existem na faixa de areias são raras e estão lá, muitas vezes por decisões pouco republicanas, mas vá lá. Até ai, tem quem goste de pagar fortunas para ser servido à beira mar. O que extrapola a boa vontade, sobretudo, dos morados de Stella Maris é a tentativa de construir cerca, viva ou morta, em torno de atividade comercial. Plantas que quadro crescem ficam cheias de espinhos e determinam por onde o banhista vai entrar na praia é cúmulo da apropriação indevida do espaço público. E tem proprietário de barraca, que tem família na política, que acredita estar acima do bem e do mal. Estamos de olho e esperamos que administração pública faça sua parte e acabe com esta algazarra!

*Luiz Fernando Lima é jornalista, especialista em cobertura política. Foi editor do BNews, colunista do jornal A Tarde, além de trabalhar em assessorias de comunicação no setores público e privado. Escreve a coluna Conjuntura Atual toda terça-feira no BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp