Conjuntura Atual

Oposição unifica discurso e engrossa críticas sobre indicadores da Educação na Bahia

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 01/06/2021, às 17h48   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa foi e voltou quando o assunto foi a Bahia sediar jogos da Copa América. Inicialmente, disse que poderia sim, mas sem a presença de público. No entanto, logo depois, foi avisado de que a Arena Fonte Nova está sendo utilizada como hospital de campanha e que não haveria como receber jogos da competição ali. Ao “tomar pé” da situação, resolveu que a Bahia fica fora! Em verdade, o Brasil deveria ficar fora dessa. 

Futebol e o pão nosso 

O presidente Bolsonaro tem certeza que será aplaudido pela claque em uma eventual confirmação da Copa América por aqui. Os selecionados da CBF não parecem preocupados com os mais de 463 mil mortos pelo Covid. Para eles e Bolsonaro futebol está acima do bem e do mal. A população é que vai dizer se é isso mesmo. Um conselho: não crie expectativas.

Sobre testes

As notícias sobre a testagem para o Covid 19 rareiam nas páginas de blogs e sites jornalísticos. Ao que parece, a contaminação é primeira diagnosticada clinicamente para depois ter a confirmação via exame. Para alguns médicos, este é o modelo mais inseguro de cuidar da pandemia. Seria preciso fazer a triagem constante para saber quem está com o vírus, isolar e colocar em quarentena. Mas por aqui, pelo jeito, esta tese não serve ao poder público. Uma pena.

Campo de esquerda

O PSB está ansioso aguardando o embarque do governador do Maranhão, Flávio Dino, em suas fileiras. É certo que o pré-candidato à presidente da República deve sair do PCdoB para engordar a legenda socialista. Por aqui, a movimentação é vista com algum pragmatismo. De fato, pouco se sabe ou se diz sobre Dino na Bahia.

Ainda sobre o PSB

O PSB baiano vive momento de expectativas diversas. A legenda pode abrigar a dissidência pedetista, são três deputados estaduais (Roberto Carlos, Euclides Fernandes e Samuel Júnior) e deve perder Marquinhos Viana. Para além, Alex Lima não será candidato à reeleição. O fato é que a legenda precisa se organizar para poder crescer de maneira orgânica. Do jeito que vai, a barriga será de aluguel.

Rusga

Já passou, mas merece registro. O deputado Euclides Fernandes criou uma celeuma retada no Conselho de Ética quando tentou barrar a indicação de Luciano Simões Filho para a relatoria do processo contra Capitão Alden. Ele mesmo não queria relatar, mas criou um caso danado. Deixa disso, Euclides.

Educação

A oposição ao governo Rui Costa já tem a primeira grande bandeira para hastear contra a administração petista: educação. O deputado Tiago Correia (PSDB) colocou outdoor nas ruas de diversas cidades problematizando a questão. Parlamentares do Democratas preparam discursos e o virtual candidato do campo político, ACM Neto, tratou de registrar em vídeo o pífio desempenho do estado no Ideb. 

De volta

Rui Costa respondeu ao ex-prefeito de Salvador, mas a conversa toda não resolve um problema: a Bahia acumula desempenhos ruins na educação. Para além, do debate político-partidário, é preciso investir muito mais em tão caro segmento da sociedade.

Otto e a CPI

Nesta terça-feira (1º) houve, por um brevíssimo período, houve expectativa por parte do governo Bolsonaro de que a doutora Nise Yamaguchi ajudaria a convencer a população de que o kit Covid, e a hidroxicloroquina foram boas escolhas. Ao contrário, a especialista em oncologia ficou constrangida quando inquirida por senadores médicos, como Otto Alencar (PSD-BA). Não sustentou argumentos e tampouco conseguiu ser convincente. Não soube responder questões básicas e na guerra narrativa foi vítima do próprio despreparo. 

Rei posto

ACM Neto (DEM), ao que parece, ganhou um adversário no campo político. O ministro João Roma (Republicanos) gostou da repercussão e agora segue, como azarão, colocando seu nome “à disposição da população” depois de aparecer bem na pesquisa. Será ele candidato ao governo do estado? É cedo para saber, mas que tomou gosto, tomou!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp