Coronavírus

Quem tem sangue tipo A pode ser mais vulnerável à Covid-19, diz pesquisa

Reprodução/Youtube
Ainda de acordo com o levantamento, o sangue tipo O é o que parece ter o menor risco de infecção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 19/03/2020, às 10h07   Redação BNews



Um estudo preliminar realizado na China diz que pessoas com sangue tipo A são mais vulneráveis a serem infectadas com o coronavírus, se comparados a outros tipos sanguíneos. A pesquisa, realizada no Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan, utilizou estatísticas de admissões de pacientes com a doença.

De acordo com informações do site Terra, os cientistas descobriram que pacientes com sangue tipo A tinham uma taxa "significativamente maior" de infecção e pareciam desenvolver sintomas mais graves do vírus. 

Ainda de acordo com o levantamento, o sangue tipo O é o que parece ter o menor risco de infecção. Segundo o estudo, 85 dos 206 pacientes que morreram de covid-19 em Wuhan, epicentro do surto, tinham sangue tipo A, uma taxa 63% superior aos do tipo O.

A pesquisa sugeriu que a maior suscetibilidade das pessoas com sangue tipo A poderia estar ligada à presença de anticorpos naturais no sangue.

Embora os pesquisadores tenham reconhecido que suas descobertas eram preliminares, eles pediram a governos e autoridades médicas que considerassem os diferentes tipos sanguíneos ao tratar pacientes infectados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp