Coronavírus

Anvisa avalia recursos jurídicos cabíveis sobre liminar que autoriza medição de temperatura de passageiros

Vagner Souza/BNews
Liminar foi concedida ao Governo da Bahia, para medir a temperatura de passageiros no Aeroporto de Salvador.  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 19/03/2020, às 20h48   Redação BNews



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse, nesta quinta-feira (19) que vai acionar a procuradora interna para avaliar os recursos jurídicos cabíveis sobre a liminar concedida ao Governo do Estado da Bahia, para medir a temperatura de passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Salvador.

Segundo a Anvisa, “a medição de temperatura de forma indistinta para todos os passageiros” não está no protocolo do órgão.

“[A medição] não tem base científica ou eficácia comprovada na identificação de pessoas infectadas. A Agência segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), internalizada no Brasil pelo Ministério da Saúde”, disse o órgão, ao BNews.

Na manhã desta quinta-feira (19), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, foi barrado pela Anvisa, ao tentar acessar a área interna de embarque e desembarque do aeroporto de Salvador, para levar uma equipe para medir a temperatura dos passageiros que chegavam na capital baiana.

Após a ação, o governador Rui Costa (PT) solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para ingressar com um pedido de liminar na justiça federal contra a Anvisa, autorizando o procedimento.

Leia também:
Apesar de negativa da ANVISA, secretário da Saúde faz trincheira no Aeroporto para medir temperatura de passageiros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp