Coronavírus

Assembleias legislativas de três estados pedem ao Senado para usar sistema de votação remota

Marcos Oliveira/Agência Senado
Dois parlamentos estrangeiros também buscaram a direção da Casa, demonstrando interesse na ferramenta  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 20/03/2020, às 11h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Assembleias legislativas de pelo menos três estados - Maranhão, Mato Grosso e Goiás - demonstraram interesse em ter acesso ao sistema de sessões a distância criado pelo Senado. As informações são do jornal O Globo.

A ferramenta será testada logo mais pela casa legislativa, no final da manhã desta sexta-feira (20), para a análise do projeto de decreto legislativo que reconhece calamidade pública no país em virtude do coronavírus.

Segundo a publicação, dois parlamentos estrangeiros também buscaram a direção da Casa, demonstrando interesse na ferramenta. O sistema pode ser usado em computadores ou através de dispositivos móveis. 

Para ter acesso e votar, os senadores passam por um sistema de três senhas e foto, tirada no momento da votação. Caso o parlamentar não tenha conexão à internet no momento, o voto pode ser feito por voz, por um número 0800. Uma senha também é fornecida para o voto telefônico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp