Coronavírus

Globo afasta jornalistas com mais de 60 anos como prevenção ao coronavírus

Divulgação
Medida também afeta profissionais no grupo de risco por doenças  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/03/2020, às 17h42   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A Rede Globo decidiu afastar, a partir deste sábado (21), todos os jornalistas com mais de 60 anos, seja da redação ou de vídeo, por causa do risco de contaminação da Covid-19. A emissora afirmou que eles vão ficar em casa por tempo indeterminado, “alguns trabalhando em esquema de home office e, se for o caso, poderão ser acionados pela internet", por meio de videoconferência.

Com a medida, devem ser afetados Chico Pinheiro, 60 anos, do Bom Dia Brasil; Carlos Tramontina, 63 anos, do SP2; Zileide Silva, 61 anos, que é repórter e apresenta o Jornal Hoje aos sábados; além de outros profissionais.

Os jornalistas que não têm mais de 60 anos, mas que estão no grupo de risco por alguma doença, também serão substituídos, como José Roberto Burnier, 59 anos, do Em Ponto (GloboNews), que tratou um câncer na língua, no ano passado. Ele será substituído por Julia Duailibi e Octavio Guedes a partir desta segunda-feira (23).

Essa não é a única medida tomada pela emissora para conter os riscos do coronavírus. A Globo já tinha confirmado a paralisação das gravações das novelas: "Salve-se quem Puder", "Amor de Mãe" e "Nos Tempos do Imperador". Essa última, que deveria estrear no dia 30 de março no lugar de "Éramos Seis", teve a ida ao ar adiada.

No lugar delas serão exibidas reprises. A partir desta segunda, "Amor de Mãe" dará lugar a "Fina Estampa" (2011-2012); no dia 30 de março,  "Salve-se Quem Puder" e "Nos Tempos do Imperador" darão lugar a versões compactadas de "Totalmente Demais" (2015-2016) e "Novo Mundo" (2017).

Apenas "Malhação - Toda Forma de Amar" seguirá com a programação mantida até abril, mas terá o final de temporada antecipado, antes de dar lugar à reprise de "Malhação - Viva a Diferença" (2017-2018).

A emissora também decidiu suspender os programas Mais Você, Encontro, Globo Esporte e Se Joga para dar mais espaço à cobertura jornalística. O The Voice Kids também foi suspenso e terá a exibição dos melhores momentos da temporada, assim como o Domingão do Faustão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp