Coronavírus

Cerca de seis mil brasileiros no exterior tentam voltar ao país, diz Ernesto Araújo

Reprodução/Agência Brasil
Governo já viabilizou o retorno de cerca de três mil pessoas desde o início da crise do covid-19 - a maioria de Portugal, Marrocos e Peru  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 22/03/2020, às 19h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou que ainda há cerca de seis mil viajantes brasileiros no exterior retidos por fechamentos de fronteiras e cancelamentos de voos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à CNN Brasil, Araújo disse que o governo já viabilizou o retorno de cerca de três mil pessoas desde o início da crise - a maioria de Portugal, Marrocos e Peru. Segundo o ministro, há casos de brasileiros que começam a ter dificuldades para encontra local para ficar.

Justamente por isso, a prioridade no momento é trazer pessoas nesta situação de volta ao Brasil. "Mesmo para assistência consular, nossa capacidade é limitada frente a problemas como esses, pois muitas vezes os brasileiros estão em hotéis que já não têm como operar", contou.

Araújo acrescentou que dois mil dos brasileiros que aguardam regresso ao Brasil estão em Portugal. Através da negociação com várias companhias aéreas, 1.500 cidadãos brasileiros conseguiram deixar o país europeu. Ele também pediu para que pessoas que enfrentam problemas para voltar fiquem atentas às redes sociais do Itamaraty.

"Se as pessoas telefonam e encontram linhas congestionadas, saibam que estamos totalmente disponíveis e trabalhando insistentemente. Elas precisam mandar informações para mapearmos onde estão os problemas", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp