Coronavírus

Prates pede que população redobre cuidado com dengue e zika durante crise do coronavírus

Vagner Souza/BNews
Secretário de Saúde afirma que cuidado possibilitará que profissionais da área estejam concentrados em atender doentes do covid-19  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 23/03/2020, às 11h49   Luiz Felipe Fernadez e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Secretário municipal de Saúde, Léo Prates (PDT) pediu nesta segunda-feira (23) que a população redobre o cuidados em relação às chamadas arboviroses - doenças como dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela -, para evitar a sobrecarregar o sistema de saúde durante a crise do novo coronavírus.

"Tem cidades que, a gente estava conversando com o governador, tiveram um pico de arboviroses - assim como a gente teve também em setores da nossa cidade. Quanto mais a gente trabalhar para evitar o que pode ser evitado - e sabemos como combater o mosquito da dengue -, a gente vai conseguir fazer com que o sistema de saúde responda bem a eventuais casos de coronavírus", disse.

Ele acrescenta que, sem as unidades de saúde públicas e privadas concentradas no atendimento a estas doenças será mais fácil proporcionar um atendimento eficiente aos casos diagnosticados de covid-19. Nesta manhã, o prefeito ACM Neto (DEM) anunciou que o município está negociando com entidades privadas a disponibilidade de leitos específicos para o tratamento do novo coronavírus e a realizando compra de respiradores.

"Vamos, inclusive, utilizar a lei do Sempre Melhor, aprovada no ano passado, para em algumas instituições, como o Sagrada Família, já entrarmos com o equipamentos. Acreditamos que lá dá para fazer mais de 70 leitos com ventilação mecânica", projetou.

Vacinação

Sobre a campanha de vacinação contra o influenza, iniciada nesta segunda-feira (23), Prates afirma que o município tem 143 salas de vacinação classificadas no "padrão ouro" do Ministério da Saúde. De acordo com o titular da pasta da saúde, isso significa que os principais protocolos de garantia da eficiência são assegurados - com freezers, câmaras, isopores e termostatos.

"A garantia de que a vacina vai funcionar tá sendo toda feita. Nós temos os protocolos mais rigorosos hoje existentes no Brasil, e nós estamos preparados para receber a população", garantiu. Prates também informa que os postos de saúde do município tem registrado uma queda de frequência desde a última quinta-feira (19).

Da mesma forma, os pronto-atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) de urgência e emergência registraram poucas ocorrências. "Isso facilita o nosso trabalho. Estamos trabalhando com a regulação do estado para conseguir esvaziar um pouco.

Por exemplo, aqui na UPA dos Barris, temos quatro salas com ventiladores que podem ser facilmente utilizadas em um caso mais grave de coronavírus que precisa entrar com ventilação mecânica", exemplificou. Sobre a vacinação de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, o secretário afirma que equipes irão até os abrigos de responsabilidade do Executivo municipal - que estão sendo mapeados neste momento.

Ele explica que ir até estas unidades ajuda a "desconcentrar as pessoas", assim como a instituição de 12 drive thrus de vacinação. "Estamos conversado com o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) e com a secretária Paula Matos, que estão responsáveis por este trabalho social", contou.

Prates acrescenta que os hospitais da capital baiana também tem procurado a prefeitura para viabilizar a imunização dos profissionais da área de saúde. Segundo Prates, na medida em que a secretaria tiver "condições e pessoal" para viabilizar a vacinação destes profissionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp