Coronavírus

Governador orienta que prefeitos do interior definam local de recolhimento de exames para coronavírus

Reprodução/Instagram
Giverno autorizou que fosse descentralizada a testagem para os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 26/03/2020, às 12h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) orientou nesta quinta-feira (26) que os prefeitos do interior se reúnam de forma remota com os demais gestores de suas regiões, com o objetivo de decidirem um local que concentrará a entrega dos exames laboratoriais dos pacientes testados para o novo coronavírus.

"Todos os dias o governo do estado vai buscar. Não precisa prefeitura ter esse custo. Nós temos uma frota de carro dedicada para isso, para todos os dias trazer do município, da região para cá", disse durante live realizada no final desta manhã.

O governador autorizou que fosse descentralizada a testagem para os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Isso aconteceu porque Luiz Eduardo Magalhães possui uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN-BA) capaz de realizar o processamento dos exames.

Durante a conversa com os prefeitos, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas que, com a chegada na próxima semana de mais duas máquinas no LACEN-BA, a Bahia terá condições de dentro de 24 horas entregar os resultados de testes para o novo coronavírus em todo para o estado inteiro.

"Nós vamos receber uns cassete de uma máquina chamada de expert que já estão nesses locais. Estamos apenas aguardando o Anvisa dar o registro para esses cassetes, e dessa forma nós teremos uma agilidade muito maior na confirmação ou exclusão desses casos", explicou.

No município de Barreiras, o Estado está negociando com o Hospital Central para utilizar os 10 leitos de UTI dispostos na unidade para atendimento exclusivo ao coronavírus. O hospital também será adaptado para mais dez leitos. Também em Barreiras, o Hospital Municipal Eurico Dutra será convertido em uma unidade de triagem para pacientes em fase inicial.

Na manhã desta quinta-feira (26), a pasta da saúde divulgou que a Bahia tem 104 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados representam um número menor que o previsto para esta manha, mas existe a possibilidade de que os números aumentem ao longo do dia - a estimativa para o dia de hoje segue em 193 casos. A previsão para o boletim da próxima sexta (27) é que a Bahia chegue a 230 casos.

"A gente não sabe durante quanto tempo a gente vai precisar manter esse isolamento em casa. Torcemos para essa velocidade de crescimento comece a ser reduzido e desacelera a taxa de transmissão", disse ao ser questionado sobre a necessidade dos indivíduos permanecerem em casa", disse Vilas Boas, logo após a live com os prefeitos, durante coletiva.

O secretário acrescenta que, embora a velocidade de transmissão esteja reduzida, a curva de contágio deve ampliar na medida em que o vírus começar a se disseminar nas camadas mais populares. A recomendação do governo do estado é que municípios que não possuem casos confirmados do novo coronavírus não adotem medidas restritivas como as quarentenas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp