Coronavírus

João Dória diz que isolamento tem dado certo, mas não descarta o uso da força policial

Wilson Dias/Agência Brasil
Governador admite que pode implantar a medida conhecida como lockdown   |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 26/03/2020, às 13h58   Redação BNews



O governador de São Paulo, João Dória, afirmou nesta quinta-feira (26) que as medidas de isolamento social têm surtido efeito para conter a disseminação do novo coronavírus. O tucano, contudo, não descartou a possibilidade de lockdown, que significa o uso da força policial para restringir a circulação de pessoas nas ruas.

Dória confirmou que também é analisada a possibilidade de que policiais passem a abordar idosos e recomendarem que eles vão para casa, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. A medida mais rígida tem sido adotada por alguns países europeus, que permitem a saída apenas para a compra de mantimentos essenciais, por exemplo.

Se nós continuarmos ainda vendo em ruas nas áreas de circulação pessoas que visivelmente com mais de 60 anos elas poderão ser abordadas por policiais como por agentes da GCM recomendando que sigam para suas casas", disse Dória.

O governador acrescenta ainda que a norma ainda tem como objetivo preservar a saúde de pessoas em situação de rua, que ficam expostas em tempo integral.

O secretário de Saúde do estado, José Henrique Germann, ressalta que São Paulo chegou a concentrar 90% dos casos do país, e que agora representa 30% deste número. Apesar de indicar uma “expansão da epidemia”, mostra que as ações restritivas estão “colaborando de forma efetiva” para a desaceleração no estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp