Coronavírus

Secretaria da Saúde Bahia divulga medidas que devem ser seguidas para o manejo dos corpos durante pandemia

Ilustrativa
Velórios devem ter, no máximo, dez pessoas e caixão deve ficar fechado  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 30/03/2020, às 21h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado da Bahia, por meio da secretaria da Saúde (Sesab), divulgou, nesta segunda-feira (30), uma nota técnica orientando os trabalhadores funerários e técnicos em autópsia sobre como devem proceder durante o manejo de corpos durante a pandemia do coronavírus. 

Segundo o texto, quando o óbito acontece em domicílio, familiares devem evitar o contato direto com o corpo. Nesses casos, a Sesab deverá disponibilizar um profissional médico para constatação do óbito. O mesmo deve notificar à equipe de vigilância em saúde, para realizar a coleta da secreção que confirme a morte por Covid-10.

Segundo a recomendação, o corpo deverá ser envolto em um lençol e em duas bolsas plásticas, para impedir o vazamento de fluidos corpóreos. A retirada do corpo do domicílio deverá ser feita por um agente funerário, observando as medidas de precaução individual. Os ambientes e objetos que tiveram contato com o falecido deverão ser desinfetados com água sanitária.

Nos casos de morte em unidade de saúde, a equipe que irá manejar os corpos deve usar gorro, óculos de proteção, avental impermeável de manga comprida, máscara cirúrgica, luvas nitrílicas e botas impermeáveis.

O reconhecimento do corpo deve ser feito por um único familiar responsável, mantendo dois metros de distância entre eles ou por meio de fotografias. Feito o reconhecimento, o corpo deve ser enrolado em um lençol e dois sacos impermeáveis, devidamente desinfetados.

A recomendação é que os velórios tenham, no máximo, dez pessoas, e o caixão deve permanecer fechado. A orientação é que o corpo seja cremado.

Todas as diretrizes têm base nas determinações do Ministério da Saúde, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Diretoria e Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) e do Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da cidade de São Paulo (NMCIH).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp