Coronavírus

Rui Costa pede que supermercados e farmácias distribuam máscaras de proteção para funcionários

Reprodução/YouTube
Governador reconheceu a dificuldade em manter máscaras descartáveis, mas pediu “criatividade” para a produção caseira do equipamento reutilizável  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 01/04/2020, às 13h21   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) pediu para que donos de redes de supermercados e farmácias, serviços essenciais que permanecem abertos em meio à “guerra” contra o novo coronavírus, que distribuam máscaras de proteção para os seus funcionários.

Rui reconheceu a dificuldade de suprir a necessidade em todo o estado do equipamento, mas pediu “criatividade” dos baianos neste momento e sugeriu que as pessoas produzam máscaras reutilizáveis.

“Faz a máscara em casa, com as cores do time da sua cidade, escreve alguma frase, usa a criatividade. Depois de usar, lava com água e sabão, deixa de molho”, recomendou.

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, reforçou a “dica” do governador. Ele concordou que é impossível garantir “15 milhões de máscaras” para que sejam distribuídas a todos, mas que é possível fazer máscaras caseiras para ajudar na prevenção à Covid-19.

Rui lembrou que esta é uma medida que apenas previne, mas não garante o fim do problema. O governador explicou que o coronavírus está presente na saliva, que pode ser expelida em gotículas durante uma conversa, o que pode ser evitado com o uso da máscara.

Nesta terça-feira (31), o Governo do Estado recebeu R$ 37 milhões do Governo Federal para ajudar no investimento na rede de saúde e na compra de insumos da área de saúde. O valor será repassado aos municípios de Salvador e Feira de Santana, enquanto os municípios receberão o repasse do próprio estado.

Segundo Fábio Vilas Boas, o governo já finalizou uma compra de 1 milhão de máscaras N95, modelo utilizado nos hospitais, para serem entregues aos profissionais de saúde dos municípios da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp