Coronavírus

Ministros do TSE discutem adiar eleições para fim do ano mas descartam prorrogar mandatos

Divulgação/STF
Luís Roberto Barroso, que presidirá o TSE a partir de maio, garante que na hipótese de adiamento isso significará "semanas ou talvez dezembro"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/STF

Publicado em 03/04/2020, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cogitam adiar as eleições municipais de outubro para dezembro em virtude da pandemia do novo coronavírus. É o que revela reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira (3).

Segundo a publicação, a decisão sobre a data das votações deve ser tomada entre fim de maio e início de junho - a depender da situação sanitária do país. Os ministros da corte eleitoral descartam a possibilidade de prorrogação dos mandatos atuais.

Esse seria um cenário possível se as eleições fossem reagendadas para 2021, ou se houvesse unificação com as eleições gerais de 2022. O ministro Luís Roberto Barroso, que vai presidir o TSE a partir de maio, garante que na hipótese de adiamento das eleições, isso ocorrerá pelo período mínimo necessário para que as eleições possam se realizar com segurança.

Barroso fala em um atraso de semanas, ou "talvez dezembro". "A saúde pública, a saúde da população é o bem maior a ser preservado. Por isso, no momento certo será preciso fazer uma avaliação criteriosa acerca desse tema do adiamento das eleições. Mas nós estamos em abril. O debate ainda é precoce. Não há certeza de como a contaminação vai evoluir", salienta.

Embora não esteja definido se as eleições serão mesmo adiadas, segundo a reportagem, providências que precisam ser tomadas pela Justiça Eleitoral antes da votação já foram suspensas por conta do coronavírus. Além da maioria dos técnicos do tribunal está trabalhando remotamente, não foi possível realizar um teste de software e do sistema operacional da urna agendado para meados de março.

Existe outra simulação marcada para depois de Semana Santa, que também deverá ser adiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp