Coronavírus

Acre e Tocantins são os únicos estados sem registros de mortes por covid-19

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, comandou a coletiva de imprensa da pasta da Saúde neste sábado (4)  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 04/04/2020, às 17h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os estados do Acre eTocantins seguem com as únicas unidades da federação sem registro de mortes pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde divulgou o balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (4).

A região sudeste segue concentrando o maior número de casos - 6.295 ou 61,2% dos episódios. São Paulo continua sendo o epicentro brasileiro da epidemia, somando 4466 infectados e 260 mortos. Já a região Nordeste conta com 1.642 casos - 16% dos registros.

A Bahia ainda é o segundo estado da região com mais casos confirmados (332), mantendo-se atrás do Ceará, que totaliza 730 pacientes oficialmente diagnosticados e 22 mortes. A Bahia segue com oito mortes por covid-19.

Da identificação do caso de número 100 até os dias atuais, o Brasil segue com a curva de contágio inferior àquelas apresentadas por Itália e Espanha, garantiu o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis. Ele também explicou que o ministro Luiz Henrique Mandetta não participou da coletiva desta tarde em virtude da "ausência de outros ministros" e para que ele pudesse "repousar e se atualizar".

Segundo o ministério da Saúde, 81% dos mortos pelo novo coronavírus tem idade superior aos 60 anos. Na faixa dos seis aos 19 anos, foram registradas duas mortes. Já entre os 20 e 39, foram 29 mortos. Outras 47 vítimas estavam entre os 40 e 59 anos. Ao menos 79% deles apresentava ao menos um fator de riso.

Em relação ao ano anterior, segundo a pasta da Saúde, foi registrado um aumento na ordem dos 230% no registro de internações em todo o país. Neste ano, ocorreram 27.773 hospitalizações no Brasil e 2.131 destas foram de casos confirmados para covid-19. Deste montante, 48% das internações ocorreram no estado de São Paulo.

Da mesma forma, 88% dos casos de internação por síndrome respiratória grave também foram do Estado.

*Atualizado às 18h15, pois uma errata do Ministério da Saúde comunicou uma morte no Mato Grosso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp