Coronavírus

Pessoas são presas pelos pés em praça pública por desrespeito à quarentena na Colômbia

Reprodução
Em poucas horas da aplicação do castigo, os resultados foram favoráveis e o tráfego de pessoas nas ruas diminuiu.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 08/04/2020, às 10h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura municipal de Tuchín, em Córdoba, na Colômbia, determinou uma punição inusitada para quem desrespeitar as regras de isolamento social decretadas para evitar o avanço do novo coronavírus. Aqueles que são flagrados vagando pelas ruas sem motivo, podem ser presos pelos pés em uma estrutura de madeira conhecida como cepo em uma das praças públicas da cidade.

"Aumentamos a base de força no município, juntamente com a Guarda Indígena, o Exército e a Polícia. Pessoas que não estão cumprindo as medidas obrigatórias de isolamento estão sendo punidas", explicou, em seu Facebook, o prefeito Alexis Salgado.

O gestor afirmou ainda que em poucas horas da aplicação do castigo, os resultados foram favoráveis e o tráfego de pessoas nas ruas diminuiu.

Segundo ele, apesar de não utilizada há alguns anos, a medida é prevista em lei e já fazia parte da tradição do povo indígena Zenú, da qual a população de Tuchín é descendente.

No primeiro dia que o cepo foi usado para punir os que não estavam cumprindo a quarentena, pelo menos uma dúzia de pessoas tiveram os pés presos por meia hora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp