Coronavírus

Trabalhadores demitidos relatam dificuldades para dar entrada no seguro-desemprego durante pandemia

Divulgação/ Assessoria
Orientação é realizar o serviço através de aplicativo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Assessoria

Publicado em 08/04/2020, às 12h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os trabalhadores que foram demitidos durante a pandemia  do novo coronavírus estão com dificuldade para dar entrada no seguro-desemprego neste período de quarentena. Um dos principais problemas é devido aos postos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) estarem fechados, sem previsão de abertura.

Um dos funcionários que precisou do serviço entrou em contato com o BNews e relatou falta de informações. “Eu fui demitida mês passado. Já liguei para vários órgãos, pois a inscrição no aplicativo não finaliza e pede que eu procure um órgão ou um SAC pois existe divergência nos dados cadastrados. Eu liguei para o Ministério do Trabalho para saber se está aberto, para o SAC e ninguém atende. E não consegui fazer o procedimento. Estou em tempo de perder meu benefício e não sei o que fazer”, relatou a trabalhadora.

A reportagem entrou em contato com a Secom do Estado que informou que sem o SAC, a única forma de dar entrada no seguro-desemprego é pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.

Ainda de acordo com a Secom, o SAC não dispõe do serviço pois a maior parte das unidades está fechada por decreto. Então, o trabalhador que mora em uma das 25 cidades do estado que estão com o SAC fechado só consegue via CTPS Digital, que é o canal oficial do Governo Federal.

Acompanhe o vídeo que mostra o passo a passo para dar entrada no seguro-desemprego através do CTPS Digital:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp