Coronavírus

Brasil é o país que menos testa para coronavírus entre os mais atingidos pela pandemia

Reprodução/Pixabay
Com grande subnotificação, Brasil já o 14º em casos de Covid-19 e sofre com dificuldade de importar insumos para testagem  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 10/04/2020, às 10h15   Redação News


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma reconhecida subnotificação de casos do novo coronavírus e ainda assim na 14ª colocação entre as nações mais atingidas, o Brasil é o país que menos testa a sua população.

A diferença para outros países é muito grande, o que coloca o Brasil em último na lista dos 15 países mais afetados, com 296 testes por milhão de habitantes. Para comparar, o Irã, o segundo que menos faz testes, faz 2.755 por milhão. O Estados Unidos, tem taxa de 7.101 por cada milhão.

Na Europa, um dos países que tem sido referência para as medidas de combate à doença, com uma das menores taxas de mortalidade, tem um índice de 15.730 pessoas testadas por milhão de habitantes.

Refém da produção de países como Índia, Estados Unidos, e, principalmente, China, o Brasil sofre com a falta não só de respiradores e insumos gerais da área de saúde, mas de testes para diagnóstico rápido. De acordo com informações do O Globo, com a alta na demanda, os chineses priorizam aqueles que pagam mais.

Roger Chamas, da Rede USP para Diagnóstico da Covid-19 (Rudic), acredita que esta dependência é um risco real à soberania nacional, e resultado de anos de descaso no investimento nesta área.

“ Esse é o preço que pagamos por jamais termos investido em pesquisa e na indústria de biotecnologia. Agora, temos uma extrema dependência do exterior, uma ameaça gravíssima à nossa soberania”, defende.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp