Coronavírus

“Preço da Hora Bahia”: Governo do Estado lança app que possibilita pesquisa de preços em tempo real

Reprodução
Ferramenta possibilita comparar, por exemplo, os preços de itens concorridos durante pandemia do coronavírus - como álcool em gel e máscaras  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/04/2020, às 16h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), desenvolveu o aplicativo “Preço da Hora Bahia”, que possibilita ao consumidor realizar cotação de preço de produtos de alta procura durante a pandemia do novo coronavírus sem precisar sair de casa.

A ferramenta traz informações em tempo real extraídas das notas fiscais eletrônicas, bastando a leitura do código de barras impresso na embalagem. O usuário pode usar a câmera do aparelho celular ou digitar o nome do produto desejado. 

No aparelho móvel ou na tela do computador, é possível comparar, por exemplo os preços de itens como álcool em gel, máscaras e luvas, entre outros seis milhões de produtos comercializados diariamente em toda o Estado. 

O Preço da Hora Bahia abrange todos os produtos vendidos no varejo, com destaque especial para combustíveis e medicamentos. Solicitada a pesquisa, o aplicativo irá apresentar os preços de venda do produto nas últimas horas, na região em que está o consumidor, utilizando a localização do smartphone.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, destaca que estas informações têm como fonte exclusiva as notas fiscais armazenadas na Sefaz-Ba, “o que reforça a importância de se pedir a nota fiscal em todas as compras”.

As informações são fornecidas pelas cerca de 180 mil empresas presentes nos 417 municípios da Bahia, ao emitirem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

O aplicativo é baseado em uma solução desenvolvida pelo governo da Paraíba em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, cedida para a Bahia como parte da política de intercâmbio de informações do Consórcio Nordeste.

Disponível para celulares Android e iOS, a ferramenta permite ao usuário fazer suas próprias listas de compras e obter as melhores cotações para elas, possibilitando assim definir produtos favoritos para facilitar a pesquisa. Além do App, a solução inclui também uma página web, que amplia as possibilidades de navegação a partir do computador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp