Coronavírus

Ministério da Saúde orienta que testes rápidos sejam priorizados para profissionais de saúde e segurança

Reprodução/Governo Federal
A pasta emitiu nota técnica sobre o assunto para estados e municípios neste sábado (11)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Governo Federal

Publicado em 11/04/2020, às 15h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica esclarecendo o método de distribuição adotado em relação à disponibilização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

Os municípios baianos contemplados neste momento serão os que já tiveram casos confirmados da doença. A nota divulgada neste sábado (11) orienta que os trabalhadores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) - nos serviços de urgência, emergência e internação - e os profissionais de segurança pública e seus familiares sejam priorizados na testagem. 

O documento divulgado nesta tarde salienta que o tempo de incubação do vírus - 14 dias - é um fator crucial para a eficácia da testagem, uma vez que pessoas infectadas são mais propensas a transitar antes do início dos sintomas - que só surgem com a progressão da doença. 

"Observa-se que não há consenso global sobre a melhor estratégia para aplicação de testes de rastreamento populacional para o COVID-19, bem como medidas de testagem. Neste sendo torna-se essencial definir população específica para testagem", sugere o ministério.

A pasta argumenta que os profissionais de saúde, bem como aqueles ligados a segurança pública, constituem a "força de resposta essencial" durante a pandemia. Neste contexto, a realização de testes de detecção de anticorpos permite o retorno destes trabalhadores ao trabalho e a adoção de medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção mais rápidas.

A partir desse cenário, o Ministério da Saúde pretende disponibilizar gradualmente testes rápidos para detecção de anticorpos contra SARS-CoV-2 aos serviços de saúde, recomendando a sua realização, em pessoas sintomáticas que se enquadrem nestes parâmetros.

"A ampliação da testagem para outros grupos populacionais faz parte da resposta nacional de enfrentamento da pandemia e está subordinada à sua dinâmica no País e à capacidade operacional dos serviços de saúde, conforme futuras recomendações", acrescenta.

A distribuição dos testes atenderá aos critérios de número de casos confirmados por estado; tipologia do município segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE); e total de profissionais de Saúde e segurança pública. 

Aos estados e municípios, por sua vez, é recomendado que seja priorizado aos hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde a distribuição dos testes.

Esses testes utilizam amostras de sangue capilar ou venoso. A execução e leitura dos resultados devem ser realizadas por profissionais da saúde de nível médio, sob supervisão. O resultado é verificado após 15 minutos de aplicação.

"Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde e segurança ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho. Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, após o início dos sintomas", determina a nota.

Foto: Reprodução

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp