Coronavírus

Quebra de isolamento social preocupa secretaria de Saúde de Salvador, diz Leo Prates

Vagner Souza/BNews
Medida é adotada como forma de barrar novos casos   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/04/2020, às 11h13   Luiz Fernandez e Nilson Marinho



O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que o mês de maio será de grande preocupação em relação ao avanço da Covid-19 na capital baiana. Isso porque novos casos da doença estão sendo registrados em bairros mais populares à medida que a população volta às ruas. Prates afirmou que o município deve adquirir esta semana novos leitos em hospitais particulares para tratar pacientes infectados. Salvador concentra 362 dos 673 casos confirmados na Bahia.

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas também externou preocupação em relação a casos do novo coronavírus em Salvador, mas ambos descartaram um “colapso” na saúde, tanto no âmbito estadual, como municipal, por falta de respiradores. 

“Acredito que abril não teremos problemas, a nossa grande pergunta é sobre maio. Fábio externou isso hoje com muita precisão. O avanço nos bairros populares nos preocupa bastante, até porque esse final de semana vimos muitas pessoas nas ruas”, comentou. 

Prates criticou a postura de Bolsonaro frente a do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Para ele, declarações do presidente influenciam à população. Enquanto Bolsonaro é mais flexível a abertura do isolamento, Mandetta acredita que a medida é a mais eficaz para conter novos casos. 

“A liderança é do ministro. Às vezes, Bolsonaro critica de maneira equivocada as medidas de isolamento, quando ela é a mais eficiente. As cidades que adotaram como prevenção foram as que tiveram maior sucesso. Não é no achismo é no técnico”, completou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp