Coronavírus

“Ao que se refere a Salvador, nenhuma análise técnica sugere o Lockdown", diz Neto

Vagner Souza/BNews
O prefeito avalia que a manutenção das atuais medidas de isolamento garantirá que o bloqueio total de circulação não seja necessário  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/04/2020, às 12h12   Luiz Felipe Fernadez e Marcos Maia



O prefeito ACM Neto (DEM), afirmou nesta segunda-feira (13) que nenhum dos protocolos de saúde definidos para Salvador apontam para a necessidade de instalação de um Lockdown - bloqueio total de circulação de indivíduos – na capital baiana.  

“Ao que se refere a Salvador, nenhuma análise técnica sugere o Lockdown. Desde o começo, tenho procurado embasar as minhas decisões em opiniões científicas. Não sou médico mas tenho que ouvir os médicos, sanitaristas e equipes que estão trabalhando para definir as decisões”, informou.

Neto acrescenta que caso a situação atual mude, a instauração da medida terá de ser conversada com o Governo do Estado. O poder municipal poderia sugerir a medida, mas somente a caneta do Executivo Estadual poderia assinar um decreto dessa natureza – uma vez que é o detentor do poder policial necessário para fiscalizar seu cumprimento.

“Não precisamos decretar o Lockdown, e, se a gente mantiver o compromisso do isolamento, a linha que estamos seguindo desde o início da crise, não vamos precisar”, opinou.  O presidente também voltou a comentar a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a crise provocada pela pandemia.

“Não tenha duvida de que as posições e atitudes do presidente não são as mais exemplares nesse processo. Mas, na minha opinião, como existem autoridades que estão recomendando no sentido certo, as pessoas estão mais sensíveis as recomendações destas autoridades”, teorizou.

Ele acrescenta que nenhum prefeito ou governador, por exemplo, voltou atrás em medidas que já havia tomado quanto a restrição de circulação de cidadãos em virtude da postura negacionista do presidente da República.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp