Coronavírus

Comissão mista convoca Guedes para discutir socorro aos estados e municípios

Alan Santos/PR
Também foram convocados os ministros Nelson Teich (Saúde) e Onyx Lorenzoni (Cidadania)  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 21/04/2020, às 13h46   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A comissão mista do Congresso lançada na segunda-feira (20) para avaliar os efeitos da pandemia na economia do País já tem a previsão de convocar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para a próxima sexta-feira (24), com o objetivo de explicar os critérios e como o governo federal tem atuado para atender aos apelos dos estados e municípios.

Segundo o deputado federal baiano Cacá Leão (PP), um dos 12 titulares da comissão, além de Guedes, também foram convocados os ministros Nelson Teich (Saúde) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), para a próxima semana.

"Vamos falar também sobre o auxílio emergencial do governo federal, as dificuldades encontradas pela população para receber esse auxílio, a demora para análise", explicou o parlamentar.

O isolamento social, uma das medidas preventivas contra o novo coronavírus, também deve ser alvo de questionamentos ao novo ministro da Saúde por parte dos deputados e senadores. 

Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo revelou o descontentamento de alguns secretários de Saúde de estados, incluindo Fábio Vilas-Boas, da Bahia, sobre os recursos federais repassados.  Na avaliação desses secretários há um critério político por trás do destinamento dos recursos federais.

Guedes admitiu, na segunda-feira, ampliar a proposta do governo federal de socorro a estados e municípios, caso o Congresso aprove o congelamento de servidores públicos por dois anos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp