Coronavírus

Respirador criado por pesquisadores da USP é aprovado em testes com humanos

Reprodução/Poli USP
O equipamento teve seus testes técnicos aprovados e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Poli USP

Publicado em 28/04/2020, às 09h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Faz tempo que a população brasileira anda assustada com as notícias relacionadas a Covid-19. É cada vez maior o número de mortes, falta de leitos de UTI e até mesmo de equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas e máscaras.

Mas tem uma série de profissionais que não param de buscar soluções para amenizar o sofrimento dos pacientes. Exemplo disso é o ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP. O objetivo desses profissionais é suprir a necessidade de respiradores durante a pandemia de coronavírus. O equipamento teve seus testes técnicos aprovados e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo informações do G1, os testes com humanos foram feitos com quatro pacientes nas dependências do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da USP, entre os dias 17 e 19 de abril. Não houve problemas no aparelho, que foi aprovado em todos os modos de uso. Ainda de acordo com o G1, testes também foram realizados em animais.

O que também chama atenção é o tempo de fabricação do aparelho, duas horas, e são 15 vezes mais baratos que os vendidos atualmente no mercado.

O grupo que especialistas é formado por 40 pesquisadores entre engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção, estudantes e representantes da iniciativa privada. O ventilador pulmonar é mecânico e deve ser utilizado em emergências.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp