Coronavírus

Quase 80 mil servidores federais estão afastados em decorrência da Covid-19

Agência Brasil
Deste total, 165 tiveram diagnóstico positivo para infecção pelo novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 02/05/2020, às 17h56   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Desde que foram decretadas as medidas restritivas de prevenção à Covid-19 no Brasil, já são cerca de 80 mil servidores de órgãos federais (excetuados os que atuam nas instituições de ensino) já foram afastados das atividades. Destes, 165 tiveram a confirmação do diagnóstico da doença.

Os dados são do Ministério da Economia, setor com mais funcionários em home office, e foram divulgados pelo projeto Fiquem Sabendo. Ainda conforme os registros, o Ministério da Saúde e a equipe da Presidência da República aparecem em seguida entre os órgãos com maior número de afastamentos.

Já quanto aos diagnósticos positivos da Covid-19, quem lidera o ranking federal é o Ministério da Saúde, com 88 pessoas infectadas, seguido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com 21, e da equipe da Presidência, que tem 21 funcionários em teletrabalho.

Os dados são coletados semanalmente pelo Ministério da Economia, a partir de pesquisa online, o que leva à possibilidade de nem todos os órgãos terem respondido ou que alguns servidores não tenham indicado a doença, mesmo que estejam afastados, já que existe o sigilo médico e não há obrigatoriedade de dar essa informação ao poder público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp