Coronavírus

Sem vagas de UTI, pacientes com Covid-19 de outros estados tem buscado atendimento na Bahia

Paula Fróes/GOVBA
Atualmente, ocupação de leitos do SUS no estado é de 50%  |   Bnews - Divulgação Paula Fróes/GOVBA

Publicado em 04/05/2020, às 09h58   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Oitavo estado com maior registro de contaminados com o novo coronavírus, a Bahia tem recebido pacientes de outros lugares onde já há um colpaso na rede de saúde, que culmina na falta de vagas em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). 

Em um apelo nesta segunda-feira (4), para que as pessoas percebam a seriedade do crise da Covid-19, o governador Rui Costa (PT) lembrou do instinto natural de preservação do ser humano, que no momento crítico vai buscar todas as alternativas para sobreviver ou ajudar um familiar. 

"O ser humano, naturalmente, vai querer salvar sua esposa, marido, sua mãe. Se eu lhe disser que recebemos pacientes semana passada, que estava em Belém do Pará. Quando deu entrada perguntaram porquê vieram e ele respondeu que lá não tinha atendimento e souberam que na Bahia tem. No extremo-sul, estamos recebendo paciente de São Paulo. Você não vai negar atendimetno a ser uhmano na porta do hospital, infelizmente o serviço de saúde no Brasil vem sendo pressionado em qualquer lugar que esteja", explicou Rui, em entrevista ao apresentador Mário Kertesz, da rádio Metrópole.

Atualmente, existem 318 leitos, entre adultos e pediátricos, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes com Covid-19. De acordo com boletim divulgado no último fim de semana, pouco mais da metade (53%) já está ocupada. Novos leitos e hospitais de campanha estão sendo preparados em todo o estado, mas muitos dependem da chegada de respiradores para começarem a funcionar plenamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp