Coronavírus

Bancada petista na Câmara critica ajuda ao sistema financeiro no “Orçamento de Guerra”

Reprodução/Agência Brasil
O coordenador da proposta pela oposição, o deputado baiano Afonso Florence está entre os que criticou a medida  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 07/05/2020, às 10h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Parlamentares da bancado do PT na Câmara criticam a inclusão de benefícios para a iniciativa privada no “Orçamento de Guerra”. O coordenador da proposta pela oposição, o deputado federal baiano Afonso Florence criticou a ajuda ao sistema financeiro. 

Após três dias seguidos de votação, a Câmara dos Deputados concluiu na noite da última quarta-feira (06) o processo de apreciação da Proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui dispositivos que facilitam a gestão durante a pandemia de coronavírus, e ajuda Estados e Municípios a administrar a atual crise nacional de saúde.

Florence relembrou as medidas de congelamento salarial e a autorização de demissões por empresas privadas, ao apresentar o destaque feito pelo PT. A proposta, derrotada na votação, proibia a distribuição de lucros e dividendos e juros de capital próprio de empresas beneficiadas pelo programa emergencial. 

“Nós precisávamos de um regime de emergência fiscal para combater a pandemia, e garantir emprego e salário. Ontem tivemos importante vitória ao retirar educadores, trabalhadores da assistência social, e trabalhadores da limpeza do congelamento de salários. Mas não podemos permitir que este Programa sirva para distribuir lucros e dividendos, e juros de capital próprio para tubarões do mercado financeiro”, argumentou.

Já a deputada Erika Kokay, do Distrito Federal, considerou a medida como “absolutamente injustificável”. Ela argumentou que os cinco maiores bancos do sistema financeiro brasileiro  lucraram mais de R$ 100 bilhões. "Nesta proposição, está embutida uma ajuda ao sistema financeiro para a compra de títulos, e seguramente títulos, que perfazem por volta de R$ 1 trilhão, que são apodrecidos, que perderam a liquidez”, afirmou.

Na tarde desta quinta-feira (07), às 15h, o Congresso realizará uma sessão solene para promulgar a PEC do Orçamento de Guerra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp