Coronavírus

Primeiro laboratório de testes para o coronavírus no Oeste da Bahia entre em operação

Divulgação
A unidade tem a capacidade para 30 análises diárias e a previsão é que os resultados sejam concluídos em 72 horas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/05/2020, às 21h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro laboratório certificado para o processamento de testes de coronavírus do Oeste da Bahia começou a operar nesta terça-feira (12). Os exames estão sendo realizados em amostras encaminhadas pelo Núcleo Regional de Saúde. Os profissionais responsáveis pela testagem são da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

A nova unidade contou com o apoio dos produtores rurais, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que investiu R$ 370 mil para a aquisição de equipamentos e insumos que permitiram, inicialmente, a realização de até três mil testes do novo coronavírus.

O laboratório tem a capacidade para 30 análises diárias e a previsão é que os resultados sejam concluídos em 72 horas. “Com essa parceria equipamos parte do laboratório e adequar a infraestrutura do laboratório que foi certificado pelo Laboratório Central para atender a demanda de toda a região”, destacou o reitor da UFOB, Jaques Miranda. 

O secretário de Saúde de Barreiras, Anderson Vian, lembrou que os testes na UFOB darão mais segurança para traçar o perfil epidemiológico, não só de Barreiras, mas para toda a região. 

A Abapa já investiu R$ 1,3 milhão em ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Dentre elas, está a doação de 70 km de tecidos 100% algodão, que através de uma parceria entre prefeituras e a secretaria de planejamento do estado (Seplan), serão transformados em 700 mil máscaras e distribuídas para mais de 100 municípios baianos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp