Coronavírus

Pico de casos de Covid-19 em Salvador deve acontecer nos próximos 30 dias, projeta secretaria de Saúde

Vagner Souza/Arquivo BNews
Secretário pondera, no entanto, que estimativa está suscetível a erros  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 19/05/2020, às 13h48   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O pico de casos do novo coronavírus em Salvador deve ocorrer nos próximos 30 dias, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A projeção foi explicada pelo secretário Leo Prates em entrevista à TV Bahia no início da tarde desta terça-feira (19). 

"Agora, do dia 20 de maio ao dia 20 de junho, nós devemos entrar num pico", afirmou o titular da SMS. A tendência depois desse período, segundo Leo Prates, é que o número de casos de Covid-19 na capital baiana se establize.

"A partir do dia 20 de junho - eu tenho conversado inclusive com o secretário Fábio [Vilas-Boas, da secretaria estadual de Saúde] sobre isso -, a tendência é a gente entrar num platô. O que é o platô? Você chegaria num pico e aí você estabilizaria nesse pico durante três semanas. A partir daí, você começa a descer, e aí você pode fazer uma discussão sobre uma retomada progressiva da economia, com medidas de incentivo. Foi assim que outros países que tiveram sucesso fizeram", explicou o secretário.

Leo Prates pondera, no entanto, que a projeção está suscetível a erros. "Isso são modelos matemáticos. Na prática, o comportamento do vírus aqui pode ser diferente, o comportamento das pessoas [...] Todos esses elementos que nós não temos controle alteram a equação", afirmou.

Em outra entrevista, durante a manhã, o secretário municipal de Saúde revelou que 85% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Salvador já estão ocupados. Segundo ele, a prefeitura está fechando parcerias com hospitais privados para ampliar a rede de atendimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp