Coronavírus

OMS suspende estudo da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19

Marcelo Casal/Agencia Brasil
Pesquisa apontou o aumento na taxa de mortalidade   |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal/Agencia Brasil

Publicado em 25/05/2020, às 19h37   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que os estudos com hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19 foram suspensos para que seja feita uma avaliação dos resultados da substância.

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a medida foi tomada depois que uma pesquisa publicada pela revista médica The Lancet apontou o aumento na taxa de mortalidade entre os pacientes que utilizaram o medicamento. O estudo também sugere que o medicamento pode causar arritmias cardíacas.  

"Os pacientes que receberam o medicamento sozinho, ou combinado com outros antibióticos, resultaram em uma maior taxa de mortalidade (....) A Organização Mundial da Saúde continua trabalhando incansavelmente para obter mais pesquisas de desenvolvimento.", declarou Ghebreyesus. 

A hidroxicloroquina tem sido estudada no ensaio clínico Solidarity (Solidariedade, em português), liderado pela OMS, que investiga a eficácia de quatro medicamentos no tratamento da Covid-19. O ensaio acontece em mais de 400 hospitais, espalhados em 35 países. 

No Brasil, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, divulgou um protocolo que amplia a recomendação do uso do medicamento em pacientes que estejam na estágio inicial da doença. O paciente, no entanto, precisa assinar um termo concordo em usá-la, mesmo sem a comprovação de sua eficácia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp