Coronavírus

Hospital Sagrada Família inaugura leito clínicos e de UTI para pacientes com Covid-19

Reprodução
Unidade de saúde requisitada pela Prefeitura e administrada pela OSID foi preparada e conta inicialmente com 38 leitos, com previsão de aumentar para 75  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/05/2020, às 12h43   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp


A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira (26) uma unidade destinada exclusivamente a pacientes com Covid-19 no Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat. A administração fica sob responsalidade da Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O local começa a funcionar hoje, a partir das 14h, com 38 leitos, sendo 33 clínicos e 5 unidades de terapia intensiva. A expectativa, segundo o prefeito ACM Neto, é de que até o dia 8 de junho a primeira etapa seja cumprinda, com o funcionamento de todos os 75 leitos previstos, com 20 UTI's e 55 leitos clínicos.

Neto garantiu, no entanto, que a Prefeitura "corre" para inaugurar os leitos de UTI já na próxima semana, já que a demanda é maior na capital do que a de leitos clínicos. O democrata acrescentou que caso seja necessário, há a "possibilidade" de abrir mais 36 leitos em uma segundda etapa de obras.

Uma câmara fria, para recebe os corpos de mortos pelo novo coronavírus, também foi inaugurada. O prefeito admite "tristeza" em fazer o anúncio, mas disse ser obrigado a "citar" o fato. Ele explicou que todas as mortes ocorridas após às 14h precisam aguardar para o sepultamento no outro dia.

São 544 novos profissionais contratados, entre médicos de diferentes especialidades, como infectologista, cirurgião-geral, cardiologista, nefrologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. 

Durante a coletiva de imprensa, Neto, que é Devoto de Santa Dulce dos Pobres, celebrou a parceria com a OSID e pediu proteção aos trabalhadores e família. Ele lembrou que hoje, dia da inauguração da unidade, é a data de aniversário de Irmã Dulce, a primeira brasileira canonizada pelo Vaticano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp