Coronavírus

OMS emite alerta sobre pandemia no Brasil "profundamente preocupante"

Mario de Oliveira / Fotos Públicas
Nas últimas 24 horas, 1.473 óbitos por Covid-19 foram registrados em território nacional  |   Bnews - Divulgação Mario de Oliveira / Fotos Públicas

Publicado em 05/06/2020, às 09h56   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O novo coronavírus já mata mais de um brasileiro a cada minuto no país. Nas últimas 24 horas, 1.473 óbitos por Covid-19 foram registrados em território nacional. Na manhã desta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um apelo ao governo do Brasil e toda a América.  

Margaret Harris, porta-voz da entidade, declarou, em Genebra, na Suiça, que a situação da pandemia no Brasil é "profundamente preocupante" e pediu para os órgãos de saúde iniciem uma "busca ao vírus" por meio de testes que identifiquem pacientes infectados.

"Testem, rastreiem. Encontrem a todos que tem potencialmente o vírus. Testar é crucial. Saber onde o vírus está e que tem potencialmente a possibilidade de ser afetado é a forma de parar a transmissão (...) Os países que tiveram êxito foram aqueles que estipularam parcerias com a população", indicou Harris.

Durante uma reunião fechada entre a OMS e governos, na quinta-feira (4), foi apresentado o país que mais foi eficaz no combate ao vírus na América do Sul, a Argentina, que fez uma ampla apresentação de suas medidas.

Questionada por Jamil Chade, corresponde da UOL na Europa, sobre se esse seria o momento para reabrir a economia e promover um relaxamento da quarentena no Brasil, a porta-voz da OMS optou por não responder diretamente, mas indicou que a abertura deve acontecer apenas com a queda no número de transmissão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp