Coronavírus
Publicado em 06/06/2020, às 12h14 Redação BNews
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) solicitou à Prefeitura de Salvador a retomada dos serviços de Ambulancha em Ilha de Maré para garantir o acesso dos moradores à saúde e também a distribuição mensal de cestas básicas à população.
A solicitação foi feita por meio de ofícios encaminhamos à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal Promoção Social e Combate à Pobreza, em que foi reforçada a situação de vulnerabilidade que acomete a comunidade local.
A Defensoria Pública argumentou à SMS que o serviço aquático de saúde tem se mostrado ainda mais necessário e urgente, uma vez que já haviam sido identificadas ao menos 30 pessoas testadas positivas para a Covid-19 até 02 de junho, data da elaboração do documento. “Diante de um eventual agravamento dos quadros e da necessidade de encaminhamento dos enfermos para hospitais, a presença da viatura aquática mostra-se indispensável”, escreveu.
Chikungunya e Ambulancha
Uma Carta Aberta elaborada por moradores da Ilha de Maré denunciou à DPE-BA um surto de Chikungunya na localidade e também a paralisação da Ambulancha. A população também relatou que o serviço de emergência médica não se dirige à comunidade local, e que há aproximadamente quatro anos eles sequer têm acesso ao número de telefone da Ambulancha para acionar o serviço em caso de urgência.
A Defensoria solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a adoção das providências para conter a Chikungunya e retomar o serviço de emergência médica. Também enviou ofício à Prefeitura de Salvador a fim de obter informações sobre medidas adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus no bairro.
Cestas Básicas
A DPE-BA também solicitou, desta vez à Secretaria Municipal Promoção Social e Combate à Pobreza, a distribuição de cestas básicas para os moradores de Ilha de Maré que estão em situação de vulnerabilidade social agravada em decorrência do novo coronavírus.
A Defensoria ressaltou que “muitos cidadãos da Ilha encontram-se desempregados, enfrentando as consequências econômicas advindas da disseminação do vírus e da imposição do isolamento social”.
No documento expedido pela DPE-BA, a instituição afirmou ter conhecimento de que parcela da população da Ilha foi beneficiada, em apenas uma única oportunidade durante a pandemia, com a entrega de cestas básicas efetuada pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), fruto de uma articulação realizada entre o órgão e a Comunidade de Porto do Cavalo.
“Desde o início da pandemia, temos dialogado incessantemente com os órgãos públicos visando assegurar os direitos dos diversos grupos vulnerabilizados que atendemos e não seria diferente nesta situação. Ilha de Maré precisa ser vista pelos Poderes Públicos e é isto que estamos buscando por intermédios dos ofícios encaminhados”, destacou a coordenadora Eva Rodrigues.
Os ofícios foram elaborados pela Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio das coordenadoras Eva dos Santos Rodrigues e Lívia Silva de Almeida.
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