Coronavírus

“Túneis do Senai Cimatec atendem a requisitos da Anvisa”, diz governo sobre equipamentos instalados em mais três cidades baianas

Divulgação/GOVBA
Itaberaba, Teixeira de Freitas e Porto Seguro receberam, nesta segunda-feira (8), túneis de desinfecção  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOVBA

Publicado em 09/06/2020, às 09h41   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) divulgou nas redes sociais a instalação de novos túneis de desinfecção nos municípios de Teixeira de Freitas, Itaberaba e Porto Seguro, como forma de combate à Covid-19.

No entanto, no último fim de semana, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) determinou a remoção de equipamentos aparentemente semelhantes, de mesma nomenclatura,  no município de Vera Cruz, o que causou dúvida a alguns seguidores do petista quanto à eficácia da medida preventiva.

O BNews entrou em contato com a assessoria do governador que esclareceu a confusão: se tratam de equipamentos distintos. De acordo com a equipe de Rui, o governo da Bahia não foi o responsável pela instalação dos túneis objeto da determinação do MP-BA em Vera Cruz, mas, sim, a Prefeitura local.

Já quanto aos túneis divulgados por Rui Costa, e desenvolvidos pelo Senai Cimatec, o governo afirmou que todos os 22 equipamentos atendem aos requisitos especificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo comprovada a eficácia no combate e prevenção da Covid-19. 

Na Bahia, os equipamentos obedecem determinação da Anvisa quanto à não utilização do hipoclorito diretamente sobre o corpo, mas, sim, sobre superfícies, para reduzir a contaminação na superfície dos EPIs, em aplicação exclusiva para hospitais e para os profissionais de saúde, antes da etapa de desparamentação (retirada dos EPIs).

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp