Coronavírus

Fortaleza tem queda no número de contaminados e encerra pico da Covid-19

Divulgação/Governo do Ceará
No último domingo (7), a capital um período de 24 horas sem a internação de pacientes com SRAG   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo do Ceará

Publicado em 13/06/2020, às 18h54   Redação BNews



A cidade de Fortaleza, líder no número de mortos por Covid-19 no Brasil, registrou nos últimos dias queda nas internações de infectados e mortos pela doença e já começa a descer do platô, que o pico contínuo. No último domingo (7), a capital um período de 24 horas sem a internação de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Segundo dados divulgados pelo Estado, Fortaleza registrava até ontem (12), mais de 30 mil diagnósticos da doença e 2.848 óbitos. Os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde mostram a diminuição no número de doentes. 

De acordo com reportagem publicada pelo Uol, no dia 10 de maio, as unidades de saúde de Fortaleza chegaram ao ápice de atender 2.139 pacientes em apenas 24 horas. Um mês de depois, em 9 de junho esse número foi de 569.

Fortaleza foi uma das primeiras cidades a sair do pico pelo fato de ter o vírus circulante ainda no início de março. 
Segundo o Uol, o adiantamento em relação a outras cidades foi impulsionado pelo centro de conexões do aeroporto internacional, repleto de viagens que chegam da Europa e saem rumo ao mesmo destino, e por conta de convidados do casamento de um empresário local ocorrido na Bahia que retornaram ao estado contaminados.

Para evitar a propagação do vírus, Fortaleza realizou um isolamento social de 50 dias, boa parte dele em lockdown — iniciado no dia 8 de maio, quando a cidade enfrentava grande dificuldade em dar suporte devido à demanda de pacientes.

O governo do Estado e prefeitura decidiram no dia 1º de junho dar início a um período de transição, com a reabertura de alguns setores, como os shoppings e parte do comércio de rua.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp