Coronavírus

Hospital Costa do Cacau implanta sala virtual para acolhimento entre pacientes e familiares

Divulgação
Devido ao novo coronavírus, as visitas presenciais não são permitidas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/06/2020, às 10h18   Redação BNews



O Hospital Regional Costa Cacau (HRCC), em Ilhéus, inaugurou esta semana, a sala de visita virtual. Esse novo ambiente disponibilizado pela unidade, para visitantes familiares e amigos de pacientes visa oferecer uma estrutura nessa atividade, proporcionando aperfeiçoar a prática de humanização do atendimento hospitalar.

Os setores de Serviço Social e Psicologia, do HRCC, já atuam em parceria para captar e transmitir informações importantes para as famílias sobre os pacientes internados. Com a sala de visita virtual, em funcionamento, principalmente nesse período de pandemia da Covid-19, esse serviço será ainda mais importante para a aproximação entre familiares e as pessoas em recuperação.

Devido ao novo coronavírus, as visitas presenciais não são permitidas, muitas vezes, as informações são passadas pelo telefone, e a vídeo chamada tornou-se uma ferramenta importante para melhor estabelecer essa interação.

A equipe do HRCC agenda um horário com a família para estar na unidade, e nesse ambiente preparado para o encontro virtual, os visitantes podem ver, ouvir e conversar com o paciente internado.

Para Gildo Silva, psicólogo do HRCC, esse momento que pessoa interage com seu familiar é muito importante, traz conforto e descanso para ambos. “Esse contato, essa interação, provoca algo muito positivo, tanto naquela pessoa internada, de ter notícias e ver o familiar, quanto do familiar que, às vezes, está há cinco, dez dias sem ver aquele ente querido, internado no hospital”, contou.

Gildo Silva disse que a equipe de Psicologia do HRCC, atua com duas psicólogas na ala Covid-19 e outros dois profissionais na UTI da unidade hospitalar que trata outras doenças. O psicólogo ainda informou que o hospital adota outras formas de interação do paciente com a família.

“Se a equipe médica ou a equipe de psicologia perceber que o paciente, avaliado diariamente, não tem condições de interagir, nós solicitamos a família que envie para o tablet da unidade áudio ou vídeo para que essa pessoa possa ver, ouvir algo da família e ser estimulado no seu processo de recuperação”, destacou.

José Antônio Sousa presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, que faz a gestão da Unidade 100% SUS do Governo do Estado da Bahia afirma que a aproximação dos pacientes com seus amigos e familiares, mesmo que virtualmente, é fundamental para o restabelecimento de sua saúde.

“O Governo da Bahia tem uma atenção especial com a saúde e tem investido bastante nas unidades hospitalares. E nesse período de coronavírus alinhamos várias ações, sempre organizando as melhores práticas para o atendimento humanizado, e assim, oferecer os serviços necessários para a plena recuperação das pessoas sob os nossos cuidados”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp