Coronavírus

Sesab envia equipamentos para abertura de UTI Covid na Santa Casa de Misericórdia de Valença

Divulgação
Secretaria assinou contrato de R$ 692 mil por mês com a instituição  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/06/2020, às 22h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) enviou, nesta quinta-feira (25), seis ventiladores pulmonares [respiradores] e 10 monitores de sinais vitais para a Santa Casa de Misericórdia do município de Valença, situado a aproximadamente 123 quilômetros de Salvador.

A Sesab assinou um contrato no montante de R$ 692 mil por mês com a instituição, para que 20 leitos sejam dedicados exclusivamente para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Dos 20 leitos, 10 serão de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos clínicos.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o envio dos equipamentos possibilita que a Santa Casa possa ampliar o atendimento na região.

"Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso significa a preservação de, pelo menos, 20 vidas, já que cada paciente fica internado, em média, duas semanas. O Governo do Estado tem lutado para garantir atendimento a todos os baianos que precisem", pontuou.

De acordo com dados do boletim coronavírus divulgado pela Sesab nesta quinta (25), o estado registrou 54.921 casos confirmados e 1.601 óbitos. Em 24 horas, 2.360 novos casos foram contabilizados e 60 óbitos. 

Atualmente, a Bahia possui 2.178 leitos públicos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo 898 de UTI. No entanto, o planejamento estadual contempla mais de 3.200 leitos, entre clínicos e de Terapia Intensiva, que serão abertos progressivamente, mediante o aumento da demanda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp