Coronavírus

Comércio de Ipiaú funcionará em regime de rodízio a partir da próxima segunda

Reprodução/Prefeitura de Ipiaú
Prefeitura da cidade, que já registrou 81,30% de crescimento de casos da Covid-19, testará estratégia para retomar economia até 12 de julho  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Prefeitura de Ipiaú

Publicado em 04/07/2020, às 18h50   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Ipiaú, Médio Rio de Contas, permitirá que o comércio funcione a partir da próxima segunda-feira (6) através de um sistema de rodízio. A medida terá validade até o domingo da próxima semana, 12 de julho. Os funcionários dos estabelecimentos  poderão entrar em seus locais de trabalho uma hora antes do funcionamento, para limpeza e organização do espaço.

A cidade, que já registrou 81,30% de crescimento de casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria municipal de saúde da última sexta-feira (3), soma 787 casos confirmados - 190 deles ativos - e oito óbitos. A decisão considera que, atualmente, Ipiaú se encontra "em percentual de crescimento de casos de Covid-19 abaixo do nível máximo aceitável".

De acordo com decreto publicado no diário oficial do município na última sexta, na segunda, quarta e sexta, das 8h às 14h, e na terça e quinta, das 12h às 18h, poderão funcionar estabelecimentos que comercializem eletroeletrônicos; eletrodomésticos; utilidades para o lar; informática; móveis; colchões; artigos para escritório; gráficas; papelarias e livrarias; materrial de construção; artigos para festa; lojas de departamento; revendedoras e distribuidoras de bebidas alcoolicas.

Já na segunda, quarta e sexta, das 12h às 18h, e na terça e quinta, das 8h às 14h, é a vez de lojas de vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; calçados; acessórios; tecidos; armarinhos; cosméticos; joalherias; óticas; floriculturas; auto peças; financeiras; e produtos de limpeza abrirem as portas.

Aos sábados e domingos, o comércio deverá permanecer fechado, sendo permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais. Oficinas e borracharias poderão funcionar em horário normal, exclusivamente para reparo de veículos, podendo abrir para venda de peças somente no horário estabelecido pelo rodízio de segunda a sexta.

Os estabelecimentos deverão ficar atentos a uma série de normas, como permitir a entrada de uma pessoa por cada 9 metros e área total, além de ter na porta uma pessoa borrifando álcool 70% - líquido ou gel - nas mãos dos clientes. O toque de recolher entre 20h e 05h segue em vigor na cidade.

Rodízio da Fé

Templos religiosos também estão autorizados a funcionar. As celebrações podem ocorrer às quartas e aos domingos. Religiões que guardam o sábado - como Adventistas do Sétimo Dia - poderão funcionar aos sábados. Estes encontros não poderão, contudo passar de uma hora, e ter duas horas de diferença entre o termino de um e início da outra, para higienização do local. 

A lotação máxima permitida será de 20% da capacidade total do espaço. Por outro lado, o município recomenda que crianças menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e outros indivíduos do chamado grupo de risco não participem das celebrações.

Por outro lado, em Ipiaú, seguem suspensas até 12 de julho, as atividades em clubes, associações recreativas, bares, academias, casas de eventos e aulas escolares presenciais. Atividades em praças, quadras, campos de futebol, bem como atividades sujeitas a aglomeração, também seguem sem autorização para acontecer.

Outros serviços

Clínicas estéticas, salões de beleza e barbearias do município voltam a poder funcionar mediante regras estabelecidas pelo município. Estabelecimentos comerciais, lojas de departamento e galerias também estão liberados de funcionar. 

Farmácias e postos de gasolina poderão funcionar em horário normal, diariamente. Já distribuidoras de gás e água podem operar de segunda a sexta, até às 19h. No domingo, só poderão funcionar para entrega em domicílio. 

Supermercados, mercadinhos, frigoríficos e panificadoras também poderão funcionar de segunda a sábado, até às 19h. A atividade em feiras-livres poderão ser retomadas, desde que respeitando um espaçamento mínimo de dois metros entre barracas. O funcionamento poderá voltar a ser diário. 

Restaurantes, lanchonetes e similares continuam funcionando diariamente apenas no sistema de delivery até às 23h. As entregas no local do estabelecimento são permitidas até 19h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp