Coronavírus

Família enterra parente em Valença com covid-19 sem precauções após não ser informada sobre contaminação

Divulgação
Cerca de cinco pessoas participaram do velório do idoso de 80 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/07/2020, às 13h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma família enterrou um parente contaminado com o novo coronavírus no município de Valença, no Litoral Sul da Bahia, nesta segunda-feira (6), sem as devidas precauções, inclusive com o caixão aberto, após não ter sido informada da contaminação pela Santa Casa de Misericórdia de Valença.

“O laudo médico dele dizia que o falecimento foi por conta de pneumonia. Fui para o hospital, fiz todos os procedimentos para o sepultamento, fizemos no domingo, ontem. O caixão estava aberto e o velório durou mais ou menos uns 40 minutos”, contou a sobrinha do idoso de 80 anos vítima da covid-19, Larissa Almeida, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo ela,a contaminação do seu tio pelo novo coronavírus só foi descoberta após ela mesma analisar os dados do boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nas redes sociais. “Entrei no meu Instagram e recebi a notícia do boletim epidemiológico, que estava lá publicado. E nas informações dizia que havia tido um óbito de um homem de 80 anos que estava internado no hospital, por conta de Covid.Tomei como surpresa, porque ninguém da família sabia. Todas as características batiam com as de meu tio e fui procurar entrar em contato. Falei com eles pelo WhatsApp, falei com eles pelo Instagram e eles me disseram que não poderiam dizer o nome por conta de ética profissional”, relatou.

No Centro de Atendimento covid-19 de Valença, Larissa teve a confirmação da suspeita da morte do tioacesso ao exame de seu tio. “Comecei a passar para a minha família e ficou todo mundo desesperado, porque a gente não sabia. Em momento nenhum comunicaram para a gente que ele era suspeita de Covid. O caixão estava aberto e a gente teve contato”, disse.

Cerca de cinco pessoas participaram do velório do idoso. Ela, mora em Salvador, mas está em Valença desde o início da pandemia, para cuidar da mãe, que é portadora de hipertensão, uma das comorbidades que agravam o quadro da covid-19.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Valença afirmou que o resultado do teste de Covid-19 só saiu após o falecimento do paciente, não sendo possível constar no atestado de óbito e que o resultado e divulgação de exames é de atribuição da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Já a Prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde, afirmou que a Secretaria de Saúde informou à Santa Casa sobre o resultado do exame enquanto o corpo do idoso ainda estava no Hospital e que, mesmo assim, tanto os familiares do paciente, os prepostos da Funerária que realizaram os serviços preparatórios para o sepultamento e os coveiros, foram informados pela Santa Casa que não se tratava de morte por Covid-19, o que ocasionou a breve despedida com caixão aberto e com a presença de alguns familiares.

Mas, a prefeitura ressaltou que todas as providências foram tomadas para preservar a saúde das pessoas que participaram do sepultamento, que estão em quarentena e monitorados, com exceção dos coveiros que utizaram EPIs e não precisaram ficar em isolamento.

Leia a nota na íntegra da Santa Casa: 

A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem, por meio desta, informar sobre o caso recente da ausência do diagnóstico COVID-19 positivo na declaração de óbito de paciente portador do vírus SARS COV-2. 

O paciente deu entrada na emergência da Santa Casa de Valença com queixa de falta de ar. Foi realizada uma tomografia computadorizada e o laudo emitido pelo médico radiologista indicou a existência de uma pneumonia bacteriana e ausência de lesões compatíveis com COVID-19.

Se tratando de um hospital geral, que não é da rede exclusiva para atendimento de pessoas com COVID-19, a unidade dispõe de poucas vagas destinadas para estes casos e estava lotado nesta ocasião - haviam 7 leitos destinados para pacientes com COVID-19, com uma lista de outras pessoas no Pronto Socorro aguardando a disponibilização de leitos para internamento. Nestes casos, a unidade usa a tomografia como critério para definir os pacientes que vão para a ala de COVID-19 e os que não vão - trata-se do exame mais sensível para definir o direcionamento interno dos pacientes, na ausência de vagas disponíveis. Este paciente foi então transferido para o isolamento da Clínica Médica. 

O teste de COVID foi realizado, mas o resultado só saiu após o falecimento do paciente, não sendo possível constar no atestado de óbito. 

O resultado e divulgação de exames de COVID-19 é de atribuição da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A Santa Casa de Valença dispõe hoje de 7 leitos para pacientes com COVID-19, mas, conforme contratualização com a Secretaria de Saúde do Estado, a unidade passará a dispor de 20 leitos para COVID-19, 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos de retaguarda.

Leia a nota na íntegra da prefeitura de Valença:

Diante das notícias que estão sendo veiculadas nas redes sociais e na mídia em geral relacionadas à um óbito de um paciente do sexo masculino com 80 anos de idade ocorrido no município de Valença no último sábado (05), a Prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde esclarece:

Seguindo o que determina protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde referenciado em Decreto Municipal, a Prefeitura de Valença determinou que todo e qualquer sepultamento deva ser feito sem aglomerações de pessoas, o sepultamento deve ser no cemitério local e uma breve despedida dos familiares. Em caso de suspeita ou confirmação de morte por Covid-19, o caixão deve ser lacrado.

Diante dos fatos, o paciente deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Valença no dia 30 de junho com um quadro clínico de dispneia evoluindo para óbito no sábado, 04 de julho às 19h10. A coleta para realizar o exame para Covid-19 foi feita pelo laboratório da Santa Casa no dia 30 de junho (mesmo dia da entrada do paciente), sendo o resultado POSITIVO para Covid-19, entregue no Hospital também no sábado, 04 de julho às 20h45 pela Secretaria de Saúde.

As informações colhidas pela Secretaria de Saúde Valença atestam que, tanto os familiares do idoso, os prepostos da Funerária que realizaram os serviços preparatórios para o sepultamento e os coveiros, foram informados pela Santa Casa que não se tratava de morte por Covid-19 deste paciente, sendo então a breve despedida feita com caixão aberto e com a presença de alguns familiares. 

Vale ressaltar a Secretaria de Saúde informou à Santa Casa sobre o resultado do exame em tempo hábil, inclusive, o corpo do idoso ainda estava no Hospital. O sepultamento ocorreu no domingo, 05 de julho, às 09h.

Após familiares entrarem em contato com a Secretaria, todas as providências foram tomadas para preservar a saúde dos mesmos e os membros da família, amigos e todas as outras pessoas que participaram do sepultamento estão em quarentena e monitorados, recebendo toda atenção do município. Com exceção dos coveiros que utizaram EPIs e não precisaram ficar em isolamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp