Coronavírus

Infectologistas pedem abandono "urgente e necessário" do uso da hidroxicloroquina na Covid-19

Divulgação
Medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/07/2020, às 17h41   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou um novo informe, nesta sexta-feira (17), pedindo o abandono "urgente e necessário" do uso da hidroxicloroquina no combate da Covid-19. O medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

O grupo se baseia em dois estudos recentes com pacientes que não obtiveram nenhum benefício ao serem tratados com a substância em comparação a pacientes que foram medicados com placebo (preparação neutra e sem efeitos). Os testados, inclusive, tiveram complicações.

A SBI pede que municípios, estados e Ministério da Saúde reavaliam orientações de tratamento e que não gastem recursos públicos na produção deles. Também ressaltam que o montante destinado para a produção do medicamento poderia ser usado para a produção de drogas realmente eficazes que estão em falta, como anestésicos para intubação orotraqueal.

A Sociedade Brasileira de Infectologia é uma sociedade médica científica, sem fins lucrativos, que congrega médicos infectologistas de todo o país. "Aproveitamos a oportunidade para, mais uma vez, recomendar as medidas preventivas do distanciamento físico, uso de máscaras e higienização frequente das mãos", finalizam.

Assinam o documento os infectologistas Dr. Clovis Arns da Cunha, Dr. Alberto Chebabo, Dr. Sergio Cimerman, Dra. Christiane Reis Kobal, Dra. Lessandra Michelin, Dr. Antonio Carlos de Albuquerque Bandeira, Dra. Priscila Rosalba Domingos de Oliveira, Dr. Marcos Antonio Cyrillo, Dr. Estevão Urbano Silva e Dr. Leonardo Weissmann.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp