Coronavírus

Faculdade de Feira de Santana anuncia volta das aulas presenciais

Reprodução/ Blog do Velame
O retorno, marcado para segunda-feira (20), vale para cursos com atividades nas clínicas e espaços que prestam serviços de saúde para população em geral  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Blog do Velame

Publicado em 17/07/2020, às 21h54   Blog do Velame


FacebookTwitterWhatsApp

A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e a Faculdade Nobre apresentaram aos alunos um protocolo de retorno às aulas presenciais. O comunicado foi enviado esta semana para todos os estudantes dos cursos de saúde e nele constam as medidas para retomada progressiva das atividades.

O retorno, marcado para segunda-feira (20), vale para cursos com atividades nas clínicas e espaços que prestam serviços de saúde para população em geral. Para isso, o Grupo Nobre, que controla as duas faculdades, solicitou a liberação para vigilância epidemiológica da prefeitura de Feira, que autorizou o retorno das atividades de saúde nas instituições. “Desde que atendam as orientações e normas técnicas de prevenção e precaução da pandemia”, diz o ofício assinado pela secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e pela responsável técnica da Vigilância, Francisca Lúcia Oliveira.

Dois estudantes ouvidos pelo Blog do Velame demonstraram preocupação com a volta. Sem querer se identificar, uma aluna do curso de Odontologia afirmou que os discentes não foram ouvidos. “Todos estão assustados porque, mesmo com todos os protocolos que serão adotados, nós somos estudantes e estamos aprendendo, por isso nosso risco é maior. Perdemos o direito de errar. Se a gente errar podemos nos contaminar ou contaminar alguém”, disse.

Um estudante de Enfermagem contou que não foi dada opção aos alunos. “É abandono de semestre ou volta às aulas no meio da pandemia”, lamentou. Os espaços liberados para atividades são: Clínica Escola de Odontologia UNEF, Clínica Escola de Fisioterapia Grupo Nobre, Clínica Escola de Nutrição Grupo Nobre, Clínica Escola de Psicologia Grupo Nobre, Ambulatório de Enfermagem Grupo Nobre e Ambulatório de Chikungunya Grupo Nobre.

No manual de protocolos enviado aos alunos constam diversas medidas que devem ser adotadas, como o uso obrigatório de máscara, luva e protetor facial, além de higienização das mãos e medição de temperatura. A capacidade de atendimento também será reduzida em 50%.

O Grupo Nobre foi procurado pela reportagem e divulgou a seguinte nota:

Em virtude dos vários comentários que têm surgido em grupos de WhatsApp e demais redes sociais, a UNEF esclarece que é inverídica a notícia de que a IES conseguiu na justiça o direito de retornar com as aulas presenciais no seu campus. Deixamos claro, ainda, que a UNEF preza e se preocupa com a integridade física da comunidade acadêmica, bem como a dos seus funcionários e colaboradores, e não colocaria isso em risco por benefício próprio.

As aula teóricas e práticas continuam suspensas, os únicos serviços que voltarão ao seu funcionamento normal, atendendo a todos os protocolos, e baseados na autorização do Poder Executivo Municipal, são os associados às Clínicas-Escolas, que prestam à sociedade atendimentos psicológico, fisioterapêutico, odontológico, distribuição de medicamentos, os quais já haviam sido iniciados no início do ano letivo e precisaram ser interrompidos em decorrência da Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp